top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

A 2ª e 3ª Rodadas de Partilha de Produção no Pré-sal terá disputa acirrada diz ANP

image

Na 2ª e 3ª Rodadas de Partilha de Produção no Pré-sal realizada pela ANP serão oferecidos blocos em bacia de elevado potencial, com o objetivo de recompor e ampliar as reservas e a produção brasileira de petróleo e gás natural e atender a demanda interna.

Nas licitações de regime de partilha, as empresas vencedoras são as que oferecem ao Estado brasileiro, a partir de um percentual mínimo fixado, o maior percentual de petróleo e gás natural produzido, traduzindo, o maior percentual de excedente em óleo. Com o fim desses dois leilões, o estado brasileiro espera arrecadar mais de R$ 7,7 bilhões somente em bônus de assinatura para os blocos.

Na segunda rodada, serão oferecidas áreas com jazidas unitizáveis, que são as adjacentes a campos ou prospectos cujos reservatórios se estendem para além da área concedida. As áreas são relacionadas aos blocos denominados Gato do Mato e Carcará e aos campos de Tartaruga Verde e Sapinhoá, como mostra a imagem abaixo [3].

image

Na terceira rodada, serão disputadas as áreas localizadas nas bacias de Santos e Campos, na região do polígono do pré-sal, relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central, como mostra a imagem abaixo [3].

image

A disputa deverá ser acirrada por todas as oito áreas exploratórias de petróleo e gás que serão ofertadas na semana que vem em dois leilões do pré-sal, disse na quinta-feira (19) o diretor-geral da reguladora ANP, Décio Oddone.

“A nossa expectativa é que todas as áreas do pré-sal sejam contratadas com disputa”, disse Oddone sobre os leilões, marcados para o dia 27 deste mês. “Acho que haverá oferta pelas oito (áreas em leilão) e haverá disputa acirrada por algumas delas”.

Também foi destacado a possibilidade de reabrir o prazo para apresentar ofertas aos blocos que não forem contratados ao longo das próximas rodadas, essa mudança permitirá que, ao fim de cada rodada, as empresas façam novos lances. Segundo Oddone, a mudança foi pensada para evitar que problemas burocráticos impeçam a contratação de áreas disponíveis no leilão.

“Isso corrige a possibilidade de confusões de última hora, de envelope, burocracia, procuração. Foi com o objetivo de dar uma oportunidade caso alguém se equivoque”.

O diretor-geral da ANP afirmou que a mudança passará a valer para todos os próximos leilões, incluindo as rodadas de concessão. Para 2018, a ANP prevê a realização de três leilões, entre eles a 15ª Rodada, em março, que terá blocos em bacias da margem leste e equatorial e as bacias terrestres de fronteira. Com o calendário eleitoral, esses leilões não poderão ser realizados entre julho e outubro.

“O pré-sal, pelo volume das reservas e produtividade dos poços, é extraordinário. O pré-sal vai atrair um interesse muito grande, só que também demanda altos investimentos e uso de tecnologia. É uma província para grandes empresas. O número de atores capazes de atuar no pré-sal é limitado, e a gente vê quase todos eles inscritos nas nossas rodadas”.

image

FONTE:

[1] Notícia sobre possibilidade de reabrir o prazo para oferta aos blocos, pode ser encontrada em, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/todos-blocos-do-pre-sal-terao-disputa-acirrada-prever-anp

[2] Notícia sobre disputa acirrada da 2° e 3° Rodada de Partilha, pode ser encontrada em, https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/rodadas-do-pre-sal-na-proxima-semana-terao-disputas-acirradas-preve-anp.ghtml

[4] Notícia sobre disputa acirrada da 2° e 3° Rodada de Partilha, pode ser encontrada em, http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-10/anp-espera-disputa-por-todos-blocos-do-pre-sal-ofertados-na-semana-que-vem

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page