top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Agência Internacional de Energia vai contra Opep e diz que demanda de Petróleo em 2017 e 2018 pode c

A corrida de preços do barril de petróleo pode ter vida curta e a demanda do mundo pela commodity pode ser que seja mais modesta que o esperado em 2017 e 2018, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). Em seu relatório mensal, a AIE cortou sua projeção para o crescimento da demanda em 100 mil barris por dia para esse ano e próximo, e agora se espera que a demanda cresça 1,5 milhão de barris por dia em 2017 e 1,3 milhão de barris por dia em 2018.

No ano de 2018, esse aumento significará uma demanda diária de 98,9 milhões de barris, indicando uma redução de 190 mil barris em relação aos números disponibilizados do mês passado. A agência percebeu que os preços do petróleo subiram cerca de 20% desde o início de setembro, em meio a problemas na oferta e tensões políticas no Oriente Médio. Mas de acordo com AIE, esses problemas são temporários e “um novo olhar sobre os fundamentos” mostraria que,

“o equilíbrio do mercado em 2018 não parece tão restrito quanto alguns gostariam e não é na verdade um novo normal“.

As conclusões da AIE entram em conflito com as da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que divulgou relatório mensal na ultima segunda-feira, onde elevava suas projeções para a demanda global por petróleo para 2017 e 2018 e indicou para um maior equilíbrio e estabilidade no mercado. No mês de outubro a Opep atingiu o maior grau de comprimentos de acordo, 96%, chegando a 87% com a soma de janeiro a outubro para reequilibrar o mercado. No dia 30 desse mês, a Opep irá se reunir em Viena, junto com outros grandes produtores, para a extensão do acordo para segurar a oferta da commodity, que poderia ir até o fim de 2018, não apenas até março, como previsto atualmente.

Enquanto a oferta diminui nos países presente no acordo da Opep, fora do mesmo a extração do óleo vem aumentado, principalmente os Estados Unidos, onde AIE indicou um crescimento de 700 mil barris diários nesse ano e de 1,4 milhões em 2018. Mas é importante destacar que Segundo a AIE, o crescimento anual da demanda por petróleo desacelerou para 1,2 milhão de barris por dia no terceiro trimestre, de 2,2 milhões de bpd no trimestre imediatamente anterior, refletindo tanto o baixo desempenho de julho e agosto quanto o impacto esperado sobre o consumo decorrente dos furacões Harvey e Irma em setembro.

A AIE apresentou também suas estimativas para todos os trimestres do ano que vem em relação ao consumo de petróleo no Brasil. Mostrando que de janeiro a março, a projeção é de 3,04 milhões de bpd – ante 3,05 milhões de outubro.

FONTE:

[3] Notícia do sobre previsão da demanda mundial, pode ser encontrada em, http://www.agenciacma.com.br/aie-mantem-previsao-para-demanda-mundial-por-petroleo-em-2017-e-2018/

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page