top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

AIE prevê equilíbrio do Mercado, apesar de xisto dos EUA

                                IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

 

Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), a demanda global por petróleo deverá crescer mais rápido do que havia se calculado para o ano de 2018, e irá compensar parcialmente a forte expansão na produção de óleo de xisto nos EUA e mantendo o mercado do óleo negro equilibrado.

Na ultima quinta-feira, a AIE disponibilizou a avaliação que prevê que a demanda mundial por petróleo bruto crescerá 1,5 milhão de barris por dia (bpd) neste ano, a 99,3 milhões de bpd, o que representa uma revisão para cima de 90 mil bpd. Esse aumento terá como causa o aumento das economias industrializadas nos EUA, Europa e Japão.

Esse relatório da AIE é um contraponto em relação à opinião emitida no mês passado quando alertou que a produção de óleo de xisto dos Norte Americanos poderia sobrepujar a demanda global e destruir a frágil recuperação do mercado de petróleo. A agência manteve a nova previsão mesmo com a oferta mundial recuado levemente em fevereiro ante o mês anterior, a 97,9 milhões de bpd, mas foi ainda 740 mil bpd maior do que a de um ano antes.

A AIE também prevê que o avanço na oferta ocorrerá fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). A oferta de nações que não integram o cartel deverá crescer quase 1,8 milhão de bpd em 2018, sendo que 1,5 milhão de bpd virá dos EUA, afirma o documento.

No mês passado, a produção dos EUA teve expansão de 135 mil bpd, para o nível recorde de 10,2 milhões de bpd, devido o avanço do óleo de xisto. Recentemente, a AIE havia previsto que os EUA irão ultrapassar a Rússia e se transformar no maior produtor mundial de petróleo até 2023, os últimos dados da produção Russa podem ser vistos no gráfico abaixo.

Gráfico I: Produção de Óleo Cru bbl/d/1k     Fonte: tradigneconomics

A produção da Opep, no entanto, caiu em fevereiro, a 32,1 milhões de bpd. A Opep e dez produtores que não pertencem ao grupo, incluindo a Rússia, têm buscado reduzir sua produção combinada em 1,8 milhão de barris desde o ano passado, na tentativa de conter um excesso de oferta global que vinha pesando nas cotações do petróleo desde 2014.

A AIE calcula que o Brent Oil terá preço médio em torno de US$ 67 por barril em 2018, sendo que as cotações atuais são cerca de 20% maiores do que as do mesmo período do ano passado. 

FONTE:

[1] AIE prevê que demanda por petróleo garantirá equilíbrio, apesar de xisto dos EUA, pode ser encontrado em, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/aie-preve-que-demanda-por-petroleo-garantira-equilibrio-apesar-de-xisto-dos-eua-1/

[2] Dados da Produção Russa, pode ser encontrado em, https://tradingeconomics.com/russia/crude-oil-production

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page