top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

ALQUILAÇÃO CATALÍTICA

IMAGEM ILUSTRATIVA

O processo de alquilação catalítica consiste na reação de acréscimo de duas moléculas leves para a síntese de outra de maior peso molecular, catalisada por um agente de forte caráter ácido. Com a obtenção de cadeias ramificadas a partir de olefinas leves, é caracterizada por constituir o caminho utilizado na produção de gasolina de alta octanagem a partir de componentes do GLP, utilizando como catalisador o HF ou o H2SO4.

Envolve a utilização de uma isoparafina, geralmente o isobutano, presente no GLP, combinada a olefinas. Uma gasolina sintética é obtida e serve como combustível de aviação ou gasolina automotiva de alta octanagem. São gerados também nafta pesada, propano e n-butano de alta pureza como produção secundária. Permite a síntese de compostos intermediários de grande importância na indústria petroquímica, como o etil-benzeno, o isopropril-benzeno (para produzir fenol e acetona) e o dodecil-benzeno (matéria-prima de detergentes).

Duas seções principais constituem a unidade: a seção de reação e a seção de recuperação de reagentes e purificação do catalisador. Algumas variáveis operacionais exercem efeito pronunciado no processo. São elas: 

– Relação isobutano/olefinas, mantida em um valor alto para evitar polimerização das olefinas; 

– Temperatura de reação: entre 5 °C e 10 °C para o H2SO4, e entre 27 °C e 38 °C para o HF; 

– Tempo de reação, dependente do tempo de residência da mistura formada pelo catalisador e hidrocarbonetos no interior do reator; 

– Pressão de trabalho, que influencia o desempenho dos catalisadores, apesar de não ser uma variável de processo.

PROCESSO DE ALQUILAÇÃO CATALÍTICA

Felipe

Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro

Graduando em Engenharia de Petróleo

FONTE:

[1] Informações de alquilação catalítica também podem encontradas em: https://petroleoegasunivercamp-blog.tumblr.com/post/95385213263/alquila%C3%A7%C3%A3o-catal%C3%ADtica-aula-7.

[2] Informações e imagem sobre o processo de alquilação catalítica, refino de petróleo e petroquímica podem ser encontradas em: http://www.nupeg.ufrn.br/downloads/deq0370/curso_refino_ufrn-final_1.pdf.

[3] Informações sobre introdução à industria de petróleo podem ser encontradas em: http://termo.furg.br/JAA/IIP/IIP_4.pdf.

[4] Informações sobre processos de separação podem ser encontradas em: https://pt.slideshare.net/dissonpontes/aula-07-processos-de-separao.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page