Angola surpreende e se mostra como um dos maiores exportadores de óleo para China
O país africano, Angola surge um dos fortes candidatos ao segundo lugar entre os principais países vendedores de petróleo para a República Popular da China depois que a Rússia tirou a Arábia Saudita, a maior exportadora mundial de petróleo, do primeiro lugar.
A angola apesar de ser um produtor menor, como mostrado no gráfico abaixo, quando comparado com os outros países e produzir menos de um quinto do que os Sauditas e os Russos. Mesmo assim, a mesma conseguiu exportar 43,4 milhões de toneladas à China nos 10 primeiros meses do ano, superando os 43,1 milhões de toneladas fornecidos pela Arábia Saudita.
Gráfico I: Produção de Petróleo da Angola em BBL/D/1K Fonte: tradingeconomics
A oferta a prazo, aliada ao crescente demanda da China por petróleo com baixo teor de enxofre, contribuíram para seu avanço, segundo Michal Meidan, analista da Energy Aspects.
“Os contratos a prazo certamente mantiveram um volume básico de oferta angolana para a China”, disse Meidan. “A produção angolana se manteve relativamente estável apesar dos cortes de produção da Opep e a preferência por produtos com baixo teor de enxofre, em um momento em que as especificações se tornam mais rígidas na China, têm respaldado cada vez mais as importações angolanas.”
Como a Angola tem como óleo mais produzido aquele classificado como Doce, ou seja, aquele que contém menos enxofre, o que permite que as refinarias chinesas produzam um combustível mais limpo, por consequência cria uma demanda a um aumento da produção do país africano.
A
importação total de petróleo pela China subiu cerca de 12 por cento de janeiro
a outubro em relação ao mesmo período do ano passado. Logo será um desafio a
Angola manter essa posição, enquanto os sauditas estão tentando recuperar seu
domínio na China, mirando novas refinarias em busca de mais vendas, enquanto o
comprador asiático busca oferta, em países como os EUA, atrás de preços menores.
FONTE:
[1] Dados sobre a produção de Petróleo da Angola, pode ser obtido em, https://pt.tradingeconomics.com/angola/crude-oil-production
[2] Notícia sobre Angola como um dos maiores exportadores para a China, https://www.bloomberg.com.br/blog/grandes-petroleo-brigam-na-china-e-azarao-quer-2o-lugar/
Comments