Arábia Saudita disse que elevou a produção de petróleo acima de 10 milhões de barris
IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA
A Arábia Saudita disse que elevou sua produção acima de 10 milhões de barris por dia, a maior em meses, deixando claro à opinião que o reino está considerando parcialmente desfazer um acordo de corte de fornecimento entre os produtores globais.
A medida, comunicada diretamente à Opep para seu relatório mensal de mercado, antecede a reunião de ministros de energia da semana que vem em Viena e segue o pedido dos EUA de que os produtores aumentem a produção para compensar quaisquer perdas do Irã devido à reimposição das sanções ao petróleo e manter os preços sob controle.
O ministro do Petróleo do Iraque pediu na segunda-feira (11/06) aos produtores globais que resistam aos pedidos para aumentar a produção, afirmando que o aumento da oferta pode provocar uma queda nos preços e o “colapso” de um acordo entre a Opep e a Rússia para coibir a produção. O Irã também expressou preocupação com os produtores rivais que estão adotando as sanções contra a indústria de energia.
De acordo com a Reuters, Al-Luaibi, ministro do petróleo do Iraque,
“Isso poderia ser mal interpretado por especuladores e consumidores, levando a uma queda significativa nos preços do petróleo e isso é inaceitável para nós”.
Os sauditas relataram à Opep que elevou a produção para 10,03 milhões de barris por dia em maio, um aumento de 161,4 mil barris em relação ao mês anterior. O petróleo Brent subiu acima de US $ 80 o barril nas últimas semanas, mas desde então recuou para cerca de US $ 77 o barril.
O aumento da produção pode atrair o escrutínio, já que o reino pressionou pela adesão estrita ao acordo de corte, que entrou em vigor em janeiro de 2017, e defende preços mais altos, já que o reino busca financiar suas dispendiosas reformas econômicas e sociais domésticas.
Esse pode ser o inicio do fim do acordo entre Opep e Rússia em relação aos cortes na produção do óleo negro, onde os principais produtores retiraram coletivamente 1,8 mb/d do mercado desde o início do ano passado, programado para continuar pelo menos até o final de 2018.
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTE:
[1] Matéria sobre avisos do Iraque, pode ser encontrada em, https://www.ft.com/content/7351157a-6d86-11e8-92d3-6c13e5c92914
[2] Matéria sobre a produção saudita, pode ser encontrada em, https://www.ft.com/content/f804306a-6e2e-11e8-852d-d8b934ff5ffa
Comentarios