Arábia Saudita diz que dois navios tanques petroleiros foram atacados
IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA
A Arábia Saudita informou que dois de seus navios tanques petroleiros foram atacados enquanto navegavam em direção ao Golfo Pérsico, aumentando as tensões regionais à medida que os americanos aumentam a pressão sobre o Irã.
De acordo com a agência de noticias Saudi, os navios tanques foram danificados em um “ataque de sabotagem” ao largo da costa dos Emirados Árabes Unidos no domingo. Os navios estavam se aproximando do Estreito de Hormuz, o ponto de embarque mais importante do mundo para os embarques de petróleo. O Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos divulgou no domingo um ataque a quatro navios comerciais.
Figura 1: Localização do ataque aos petroleiros / Imagem do Financial Times
O estado do incidente permaneceu incerta, pois nem o reino Saudita nem os Emirados Árabes Unidos disseram exatamente o que aconteceu ou identificaram culpados. Os Estados Unidos enviaram na semana passada um porta-aviões, bombardeiros e mísseis de defesa para a região, em meio ao agravamento da fricção com o Irã, rival regional da Arábia Saudita. Os mercados de ações dos Emirados Árabes Unidos registraram seu maior declínio em mais de três anos.
O ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, disse que o incidente visa
“minar a liberdade de navegação marítima e a segurança do fornecimento de petróleo a consumidores em todo o mundo”
Ele pediu a comunidade internacional a garantir a segurança dos petroleiros
“para mitigar as consequências adversas de tais incidentes nos mercados de energia e o perigo que representam para a economia global”
A guerra entre os EUA e o Irã se intensificou neste mês depois que o presidente Trump acabou com as exceções às sanções dos EUA às vendas de petróleo iraniano. A República Islâmica ameaçou bloquear as remessas de petróleo através do Estreito de Hormuz, se os EUA suspenderem as exportações de energia iranianas e reduzirem suas obrigações sob o acordo nuclear de 2015.
O Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos disse que está investigando o incidente com petroleiros locais e internacionais. E destacou que ninguém ficou ferido, e nenhum combustível ou produto químico foi derramado.
João V. Diretor de Projetos do Portal do Petroleiro Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTE:
[1] Matéria sobre ataque aos navios tanques sauditas, pode ser encontrada em, https://www.ft.com/content/5926a3c8-7536-11e9-be7d-6d846537acab
[2] Matéria sobre ataque aos
navios tanques sauditas, pode ser encontrada em, https://www.worldoil.com/news/2019/5/13/saudi-arabia-claims-oil-tankers-attacked-as-iran-tensions-rise
Comentarios