top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Arábia Saudita pode elevar em dezembro preço do petróleo na Ásia para maior nível em anos

image

A maior exportadora global de petróleo, Arábia Saudita, vai elevar os preços do produto em dezembro para clientes na Ásia a níveis vistos pela última vez em 2013/2014, segundo uma pesquisa da Reuters, com os cortes de produção liderados pelos países que fazem parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), inclusive a Arábia Saudita esse ano, como mostra o gráfico abaixo, e uma robusta demanda reequilibrando os mercados da commodity.

image

  Gráfico I: Produção de Petróleo em BBL/D/1K  Fonte: tradingeconomics

Desde inicio do ano, Opep e dez países que não pertencem a organização vêm buscando reduzir sua produção combinada em 1,8 milhão de bpd, como parte de um acordo que ficará em vigor até março de 2018. E vem tentando fazer a Rússia renovar esse pacto após 2018. A produção de petróleo da Rússia subiu  em outubro, para 10,93 milhões de barris por dia (bpd) ante uma máxima anual de 10,91 milhões de bpd registrada em setembro e agosto, disseram duas fontes da indústria à Reuters. Em toneladas, a média diária de produção na Rússia alcançou 1,491 milhão nos primeiros 30 dias de outubro.

Isso significa que a Rússia reduziu sua produção de petróleo em cerca de 317 mil barris por dia ante os 11,247 milhões de barris por dia alcançados em outubro de 2016, em linha com o acordado no pacto global para redução de produção já citado acima.

É importante também lembrar que a Opep também elevou sua projeção de oferta mundial de petróleo e também reviu para cima suas previsões de demanda para este e o próximo ano. Sua expectativa agora é que a demanda cresça 1,5 milhão de bpd em 2017 e 1,4 milhão de bpd em 2018.

Os Sauditas devem subir o preço oficial de venda de sua principal variedade de petróleo em dezembro, o Arab Light, para ao menos 90 centavos de dólar o barril acima das cotações de Omã e Dubai, segundo uma pesquisa com cinco refinarias. Os preços para produtos de óleo mais pesados podem ter uma elevação ainda maior em dezembro, com o preço do Arab Heavy podendo subir para ao menos 1,30 dólar abaixo das cotações de Omã e Dubai, o menor desconto desde uma diferença de 1,05 dólar em dezembro de 2013, segundo dados da Reuters. Os preços oficiais do petróleo saudita estabelecem a tendência para os preços do Irã, Kuweit e Iraque, afetando mais de 12 milhões de barris por dia em petróleo que vai para a Ásia, logo deve acontecer uma espécie de indexação no preço do barril nesses países.A petroleira estatal saudita Saudi Aramco, estabelece seus preços de petróleo após calcular a mudança no valor de seu petróleo ao longo do mês anterior, com base em retornos e preços de produtos e com base em recomendações de clientes.  

Fonte: 

[1] Gráfico: Produção e Petróleo da Arábia Saudita, pode ser encontrada em, https://pt.tradingeconomics.com/saudi-arabia/crude-oil-production

[2] Noticia sobre Arábia Saudita elevar preço do Petróleo, pode ser encontrada em, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/arabia-saudita-pode-subir-em-dezembro-preco-do-petroleo-a-asia-para-maior-nivel-em-anos/

[3] Noticia sobre Reequilíbrio dos Mercados de Petróleo, pode ser encontrada em, http://portaldopetroleiro.com/post/166465962856/opep-tenta-acelerar-o-reequil%C3%ADbrio-dos-mercados-de

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page