top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Blowout Preventers (BOP’s)

 

Dentre os sistemas que um poço de petróleo necessita para operar da forma planejada, destaca-se o sistema de controle de poço. O convencional é constituído por Equipamentos de Segurança de Controle de Poço (ESPC) e de equipamentos complementares que mantêm a segurança durante a perfuração, por meio de prevenção, detecção e controle dos influxos provenientes da formação para o interior do poço. Entre as principais funções desse sistema estão: permitir o fechamento do poço na ocorrência de influxo (kick); bombear fluido para o interior do poço; permitir o controle das pressões enquanto o fluido invasor é expulso.

Os dois conjuntos característicos desse sistema são:

Cabeça de poço: constituída de equipamentos que permitem a ancoragem e vedação das colunas de revestimento em superfície, tais como adaptadores, cabeça de revestimento e carretéis de perfuração, espaçador e seus acessórios.

BOP (Blowout Preventer), também chamado Preventor de Erupção: é o principal equipamento, e nada mais é do que um conjunto de válvulas colocado acima da cabeça do poço e desenvolvido para lidar com pressões extremamente altas e com escoamento de fluidos descontrolados vindos do interior do poço.

Suas funções primárias são: confinar o fluido dentro do poço e possibilitar a injeção de fluidos no mesmo; permitir o controle da vazão de fluido a ser produzido. Outras funções são: regular e monitorar as pressões dentro do poço; segurar e centralizar a coluna de perfuração; fechar o poço; “matar” o poço quando necessário, cortando o revestimento e a coluna de perfuração em caso de emergência.

Se a pressão da formação for maior do que a pressão hidrostática exercida pelo fluido de perfuração no fundo do poço, poderá ocorrer um kick, ou seja, influxo de fluidos da formação. Se este não for controlado, pode se tornar um blowout. Desta forma, o fechamento das válvulas do BOP (usualmente operadas hidraulicamente por via remota) isola o espaço anular entre o revestimento e os tubos da coluna de perfuração, confinando os fluidos dentro do poço até que a equipe de sonda tenha condições de recuperar o controle do poço e iniciar os procedimentos para normalizar a situação.

Esses equipamentos são produzidos em diversos estilos, tamanhos e classes de pressão. E, dependendo do tipo de sonda, a perfuração pode ser feita com BOP na superfície, como ocorre para sondas e plataformas fixas, ou com BOP no fundo do mar, que é o caso das semissubmersíveis e navios-sonda. Em ambos os casos, as colunas de revestimento são sempre ancoradas no fundo mar para evitar sobrecarga e prover maior estabilidade e facilidade de abandono. A figura abaixo mostra um BOP submarino e a seguinte a identificação dos seus constituintes.

Como pode-se observar, o BOP submarino é conectado a extremidade inferior do riser de perfuração, chamada LMRP (Lower Marine Riser Package). Isso permite que, numa emergência, o riser possa ser desconectado e a sonda deixar o local imediatamente, enquanto o BOP fica intacto na cabeça do poço.

No entanto, a sua instalação em solo marinho tem sido uma das maiores restrições para a perfuração marítima, alavancando ainda mais a tecnologia de instalação do BOP de Superfície (SBOP) para águas profundas.

Lucas Goulart

Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro

Graduando em Engenharia de Petróleo

Referências

CHAGAS, Luís Eduardo Cordeiro Martins das. Análise do controle de poços com lâmina d’água profunda a partir da implementação de um simulador de kicks. 2014. 145 f. TCC (Graduação) – Curso de Engenharia de Petróleo, Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

ROCHA, Luiz Alberto Santos; AZEVEDO, Cecilia Toledo de. Projetos de poços de petróleo: Geopressões e assentamento de colunas de revestimentos. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2009. 561 p.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page