top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Brasil rejeita cortes de produção de petróleo proposto pela Arábia Saudita

O Brasil rejeitou um acordo informal do governo da Arábia Saudita para participar dos esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo para cortar a produção e reduzir o excesso de oferta global de petróleo, que tem pressionado os preços internacionais e prejudicado os grandes produtores da commodity.

O secretário de petróleo e gás do ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, afirmou à Reuters que o país tem sido “sondado” periodicamente para tratar do tema e que, na semana passada, foi procurado por um assessor do ministro de energia da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih.

Porém, Félix destacou que a legislação e o posicionamento de mercado do Brasil impedem uma participação do país na Opep, destacando que o país está em busca de aumentar a produção para atrair mais investimentos e não em busca de uma diminuição da produção.

O comunicado dos Sauditas ocorreu dias após petroleiras gigantes, como a Shell, terem arrematado áreas em uma abertura histórica para operadores estrangeiros do famoso pré-sal brasileiro, parte da tentativa do governo para aumentar agressivamente a produção nos próximos anos.

O cenário brasileiro está indo bem, principalmente a produção do pré-sal, que em setembro totalizou aproximadamente 1,677 milhão de barris de óleo equivalente por dia, um aumento de 6,6% em relação ao mês anterior, como mostra o gráfico abaixo. A produção, oriunda de 82 poços, foi de 1,351 milhão de barris de petróleo por dia e 52 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e correspondeu a 49,8% do total produzido no Brasil.

image

A produção de petróleo no Brasil em setembro totalizou 2,653 milhões de barris por dia, um aumento de 3% na comparação com o mês anterior (agosto), como mostra o gráfico da ANP abaixo, e uma redução de 0,7% em relação ao mesmo mês em 2016. Já a produção de gás natural totalizou 114 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d), um aumento de 1,9% em relação ao mês anterior e de 3,2% em relação a setembro de 2016. A produção total de petróleo e gás natural no País foi de aproximadamente 3,370 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

image

É importante relembrar do acordo atual da Opep, encabeçada pela própria Arábia Saudita, que concordou em restringir a produção em 1,8 milhão de barris por dia, juntamente com outros países, incluindo a Rússia, até março de 2018. Uma reunião da Opep está marcada para o fim deste mês e há expectativa para um alongamento desse acordo.

FONTE:

[1] Notícia sobre rejeição do Brasil a proposta da Arábia Saudita, pode ser encontrada em, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/brasil-rejeita-propostas-da-arabia-saudita-para-cortes-de-producao-de-petroleo/

[2] Notícia sobre produção do Pré-sal em Setembro, pode ser encontrada em, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/pre-sal-produz-quase-50-dos-2653-milhoes-bpd-do-brasil-em-setembro/

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page