top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

China pode dar os primeiros passos para pagar pelo petróleo em yuan este ano

image

                                 IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

 

Com apenas alguns dias de diferença do fato de Pequim oficialmente criar futuros de petróleo bruto denominados em Yuan, que tem como expectativa se tornar rapidamente a terceira referência de preço global junto com o Brent e WTI, a China tomou o próximo grande passo no desafio do dólar como moeda de reserva de valor interacional, de acordo com a rede de notícias Reuters, a China tem planos para pagar as importações de petróleo bruto em sua própria moeda em vez dos dólares americanos.

De acordo com o plano proposto, Pequim começaria com compras da Rússia e de Angola, duas nações que, como a China, estão dispostas a quebrar o domínio global do dólar. Eles também são dois dos principais fornecedores de petróleo bruto para a China, juntamente com a Arábia Saudita, como pode ser visto no gráfico abaixo.

image

Uma mudança na moeda transacional do petróleo bruto, que desde anos 70 tem o domínio do Petrodólar, certificando a moeda norte-americana com o status de moeda de reserva mundial teria consequências enormes para alocações de capital e fluxos comerciais.  O petróleo é a commodity mais comercializada do mundo, com um valor comercial anual de cerca de US$ 14 trilhões, aproximadamente equivalentes ao produto interno bruto da China no ano passado.

Atualmente, praticamente todo o comércio mundial de petróleo bruto é em dólares, com uma estimativa de 1% em outras moedas. Entretanto, como mostrado no gráfico abaixo, os primeiros dias da negociação de futuros de petróleo da China, esse status quo pode vir a mudar.

image

Se o Petroyuan for bem-sucedido, terá como consequência um maior impulso em todas as commodities e poderá acionar a mudança de outros pagamentos do produto para o yuan, incluindo metais e matérias-primas de mineração. É importante lembrar que a China é o segundo maior consumidor de petróleo do mundo, onde superou os Estados Unidos como o maior importador de petróleo bruto em 2017, como mostra o gráfico abaixo. Logo sua demanda é um dos principais determinantes dos preços globais do barril de petróleo atualmente.

image

O ponto principal é que os chineses mostram indícios de estar preparada para desafiar o dólar americano pelo título de hegemonia mundial da moeda. O desenvolver do plano da China de usar o yuan para pagar pelo petróleo ocorre em meio a um fortalecimento gradual de mais de um ano da moeda, que parece ter sido o quinto maior ganho trimestral, a maior sequência desde 2013.

João Vitor  Diretor de Projetos do Portal do Petroleiro Graduando em Engenharia de Petróleo

FONTE:

[2] Dados sobre volume de contratos futuros negociados, pode ser encontrado em,  https://eikon.thomsonreuters.com/index.html

[3] Dados sobre a produção de petróleo americana, pode ser encontrada em,  https://www.eia.gov/

[4] Dados sobre a produção de petróleo chinesa, pode ser encontrada em, http://english.customs.gov.cn/

[5] Matéria sobre a China pagar suas importações em yuan, pode ser encontrada em, https://www.zerohedge.com/news/2018-03-31/china-plans-pay-oil-imports-yuan-instead-dollars

[6] Matéria sobre criação de futuros em yuan, pode ser encontrada em, http://portaldopetroleiro.com/post/172279695891/china-lan%C3%A7a-petroyuan-para-desafiar-o-dom%C3%ADnio-do

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page