top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Composição da gasolina

No Brasil, recentemente, o assunto que está tomando destaque é a quantidade de impostos em combustíveis, como o diesel e a gasolina. Isso faz com que o valor de venda desses produtos seja consideravelmente alto, fato que prejudica todos os setores de economia do país. E, falando sobre a principal fonte de funcionamento de transportes do país, o que é a gasolina? De que é feita? Qual é a sua fórmula?

A gasolina é derivada de combustível fóssil, que é obtido através do processo de refino ou craqueamento de petróleo. É composto de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de seis a dez átomos de carbono, podendo a composição química variar de acordo com a utilização, atendendo aos requisitos de desempenho dos motores. Apresenta ponto de ebulição relativamente baixo, isso favorece a sua utilização como combustível. Além disso, a sua combustão libera grande quantidade de energia e o preço é economicamente viável.

Para consumo, a gasolina é composta pela mistura de dois, três ou mais componente obtidos em diferentes processos de refino, podendo ainda receber a adição de outros compostos como tolueno, xilenos, etanol anidro, metanol e outros aditivos especiais. No interior do carro ocorrem reações químicas que formam produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Existem dois tipos de aplicações comuns para a gasolina, que são o uso como combustível de aviação ou automotiva. Para aviação, tem cadeia carbônica de cinco a dez átomos de carbono, podendo conter enxofre e água também dissolvidos como impurezas. Adicionam-se substâncias ao combustível para melhorar o seu desempenho no motor. Já para automóveis, destila entre 30°C e 225°C e é obtida através de processos para obtenção de um combustível com diversos teores de octanagem, além de receber aditivação que conferem características específicas. No Brasil, a ANP especifica as gasolinas comerciais em três tipos diferentes: Tipo A, B e C.

A gasolina tipo A é produzida pelas refinarias e é entregue às distribuidoras, composta por uma mistura de naftas. O tipo B é de uso das Forças Armadas Brasileiras, não podendo ser comercializada. O tipo C é a mesma gasolina do tipo A, que recebe a adição de álcool etílico anidro e é encontrada nos postos de combustíveis revendedores, já a gasolina aditivada comercializada nos postos de combustíveis é a do tipo A, que possui em sua composição a inclusão de álcool etílico, aditivos, dispersantes e corante, para evitar fraudes.

Felipe

Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro

Graduando em Engenharia de Petróleo

FONTES:

[1] Informações sobre gasolina – o que é quimicamente podem ser encontradas em: http://www.quimicavolatil.com.br/2010/08/gasolina-o-que-e-quimicamente.html

[2] Informações sobre gasolina podem ser encontradas em: https://www.infoescola.com/quimica/gasolina/

[3] Informações sobre gasolina, combustíveis podem ser encontradas em: https://manualdaquimica.uol.com.br/combustiveis/gasolina.htm

[4] Informações sobre composição química da gasolina podem ser encontradas em: https://www.angolaformativa.com/pt/voxpop/composicao-quimica-da-gasolina/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page