Condutividade
IMAGEM ILUSTRATIVA
A caracterização de petróleo e derivados é essencial para a tomada de decisões na indústria petrolífera. Assim, as propriedades elétricas têm sido empregadas para investigação, controle de qualidade, para a segurança e caracterização indireta de algumas propriedades físico-químicas do petróleo e seus subprodutos.
Uma característica é a condutividade. É denominada como a capacidade de conduzir uma corrente elétrica e depende da concentração dos íons presentes na solução: cátions e ânions. Depende também da temperatura e por isso essas medidas devem estar sempre associadas.
Cada corpo tende a ter um grau constante de condutividade, que pode ser utilizado para comparação de medidas regulares. Mudanças significativas podem ser indicadores de que processos de poluição estão ocorrendo com a descarga de material no fluido. Um dos fatores que influencia a condutividade é a formação geológica da área.
As medições condutimétricas também podem ser usadas para determinar o ponto final de muitas titulações, mas o uso está limitado a sistemas relativamente simples, nos quais não há quantidade excessiva de reagentes presentes. Assim, muitas titulações de oxidação, que exigem a presença de quantidades relativamente grandes de ácidos, não são apropriadas para a titulação condutimétrica.
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTE:
[1] Informações sobre condutividade também podem ser encontradas em: http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/ecoagua/eco/condu.html.
[2] Informações sobre condutividade elétrica podem ser encontradas em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condutividade_el%C3%A9trica.
[3] Informações sobre o que é condutividade podem ser encontradas em: https://www.cimm.com.br/portal/verbetes/exibir/1317-condutividade.
[4] Informações sobre determinação da condutividade podem ser encontradas em: https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/determinacao-da-condutividade/.
[5] Informações sobre investigação das propriedades elétricas em petróleo por espectroscopia de impedância podem ser encontradas em: http://www.energia.ufes.br/pos-graduacao/PGEN/detalhes-da-tese?id=11060
Comments