Crescimento da produção de petróleo de países fora da Opep é acima do esperado
IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA
A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) disse que o crescimento da produção de petróleo de fora do cartel em 2018 será mais alto do que inicialmente previsto, assim como o grupo revisou estimativas de demanda menores para o seu próprio petróleo bruto.
O fornecimento de países de fora da Opep deverá expandir-se por quase 1,2 milhões de barris por dia este ano, uma revisão de 160 mil b/d, disse a Opep em seu relatório mensal de mercado.
De acordo com a Opep, isso foi
"impulsionado principalmente pelas maiores expectativas de crescimento para os EUA e o Canadá”.
E adicionou que,
“Os preços mais elevados do petróleo estão trazendo mais oferta ao mercado, particularmente na América do Norte e óleo especificamente apertado”.
O relatório destaca os temores das grandes nações produtoras de que uma recuperação dos preços (que aumentou para 2014 em alta em torno de US$ 70 por barril) poderia desencadear uma inundação de novos recursos dos EUA, prejudicando os esforços dos produtores globais para reduzir a produção.
No final do ano passado, a OPEP e aliados fora do cartel, como a Rússia, uniram forças para ampliar um acordo de redução de oferta para todo o ano de 2018, na medida em que buscam reduzir ainda mais os estoques e aumentar os preços. As empresas de petróleo de xisto dos EUA conseguiram reduzir seus custos de equilíbrio em até 50%, uma vez que os preços do petróleo caíram melhorando a tecnologia e a eficiência.
O fornecimento total de países de fora da Opep é previsto em 58,8m b/d em 2018. A produção da Opep em dezembro situou-se em 32,4 milhões b/d, o que inclui países isentos do acordo de redução de oferta. Isso é maior do que o que a Opep espera que a demanda por seu petróleo permaneça neste ano, com 33,1m b/d (um valor que foi revisado para baixo a partir do relatório do mês anterior. Prevê-se que o crescimento global da demanda de petróleo seja de apenas 1,5m b/d, um ligeiro ajuste ascendente em relação ao relatório do mês passado, com o consumo total agora esperado atingir 98,5mb/d.
FONTE:
[1] Matéria sobre países fora do cartel da Opep, pode ser encontrada em, https://www.ft.com/content/9365e624-fc43-11e7-9b32-d7d59aace167 [2] Matéria sobre crescimento do shale oil, pode ser encontrada em, https://www.argaam.com/en/article/articledetail/id/525401
Commenti