top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Curiosidades do pré-sal/Petrobras

10 feitos da Petrobras e reconhecimento de novas tecnologias desenvolvidas para a produção na camada de pré-sal.

1- Primeira boia de sustentação de risers (BSR) – com objetivo sustentar, na superfície do mar, as tubulações que conduzem o petróleo ou o gás do poço até a plataforma.

2- Primeiro riser rígido desacoplado e em catenária livre, chamado de steel catenary riser (SCR) – com tubulação rígida, geralmente de aço, que leva o petróleo ou gás do poço às plataformas.

3- Mais profundo steel lazy wave riser (SLWR) Sapinhoá Norte (FPSO Cidade de Ilhabela) a 2.140m – outro tipo especial de tubulação de aço, por onde passa produção de petróleo e gás dos poços até a plataforma, também instalada em águas mais profundas.

4- Mais profundo riser flexível, a 2.220m –  tubulação que transfere o petróleo ou gás dos poços no fundo do mar para as plataformas de produção, é a tubulação flexível em maior profundidade de água já instalada.

5- Primeira aplicação de risers flexíveis com monitoramento integrado – utiliza pela primeira vez de uma tubulação flexível para transferir petróleo e gás do poço até plataforma, com controle integrado.

6- Recorde de profundidade de lâmina d´água (2.103 m) para perfuração de um poço submarino com a técnica de pressurized mud cap drilling (PMCD) com sonda de posicionamento dinâmico – poço em águas mais profundas já perfurado com a utilização de lama pressurizada. A lama é uma mistura utilizada para manter a pressão do poço durante a perfuração e evitar que suas paredes desmoronem.

7- Primeiro uso intensivo de completação inteligente em águas ultra-profundas, em poços satélites com potencial de incrustação de carbonato de cálcio – poços satélites são poços produtores ou de injeção, perfurados distante da plataforma de produção.

8- Primeira separação de CO2 associado ao gás natural em águas ultra-profundas – 2.140m – com injeção de CO2 em reservatórios de produção – tecnologia que permite separar o CO2 do petróleo e do gás natural para reinjeção nos reservatórios através de poços especiais, chamados poços de injeção, visando aumentar a produtividade dos poços.

9- Mais profundo poço submarino de injeção de gás com CO2 – 2.220 m de lâmina d’água – com esse poço a Petrobras bateu o recorde de profundidade de poço para injeção de CO2, visando elevar a produção de petróleo e gás natural.

10- Primeiro uso do método alternado de injeção de água e gás em água ultra-profunda – 2.200 m – injeção de água e gás é utilizada para aumentar a produtividade dos reservatórios de petróleo e gás.

FONTE:

[1]http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/dez-principais-feitos-tecnologicos-do-pre-sal.htm

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page