Desaromatização a furfural
O refino do petróleo é um conjunto de processos que visam à transformação do óleo em derivados de valor comercial. Atualmente, o refino conta com vários processos que contribuem para garantir não só o volume necessário à demanda do mercado, mas também a qualidade dos derivados e atendimento as normas vigentes, principalmente as de segurança e meio ambiente.
IMAGEM ILUSTRATIVA
A desaromatização a furfural é uma operação tipicamente realizada no processo de produção de lubrificantes, em que se emprega o furfural como solvente de extração de compostos aromáticos polinucleados de alto peso molecular. Como os lubrificantes são utilizados condições variáveis de temperatura, procuram-se desenvolver formulações que apresentem comportamento uniforme frente as variações de viscosidade, a qual sofre maiores flutuações devido à presença de compostos aromáticos.
O objetivo desta etapa é o aumento do índice de viscosidade dos óleos lubrificantes, pois quanto maior esse valor, menor será a variação da viscosidade do produto com a temperatura. O principal item é o óleo desaromatizado, que é armazenado para processamento posterior na refinaria.
ESQUEMA DA DESAROMATIZAÇÃO.
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTE:
[1] Informações sobre processos de separação podem ser encontradas em: https://pt.slideshare.net/dissonpontes/aula-07-processos-de-separao.
[2] Informações sobre refino de petróleo e petroquímica e a imagem do esquema podem ser encontradas em: http://www.nupeg.ufrn.br/downloads/deq0370/curso_refino_ufrn-final_1.pdf.
[3] Informações sobre extração podem ser encontradas em:http://www.laco.ufpe.br/wp-content/uploads/2013/08/aula7.pdf.
Comentários