Desasfaltação a Propano
- Portal do Petroleiro
- 8 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

IMAGEM ILUSTRATIVA
A desasfaltação de petróleo faz parte dos processos primários de refino do óleo cru. Permite a extração e recuperação de frações oleosas que podem ser utilizadas na produção de compostos mais nobres. A carga que mantêm a unidade de desasfaltação é conhecida como resíduo de vácuo (RV), rica em compostos asfaltênicos, que também existem compostos oleosos. O solvente que é utilizado para extrair é o propano ou uma mistura de hidrocarbonetos de baixa massa molar (propano e butano). Assim, essa unidade tem como finalidade recuperar de um resíduo uma fração mais leve (óleo desasfaltado), separando-a de uma fração mais pesada (resíduo asfáltico).
Foi desenvolvido para a recuperação de frações pesadas lubrificantes, conhecidas como Bright-Stock e Cylimder-Stock. Mas, devido ao grande impulso dado ao craqueamento catalítico e ao hidrocraqueamento, junto com a necessidade de maximizar-se a carga para estes processos, o uso da extração com solvente foi largamente aumentada, surgindo o processo de descarbonização a Propano. É um processo consideravelmente simples, constituindo a unidade de três seções principais: extração, recuperação de extrato e recuperação de refinado.
No Brasil, grande parte das reservas exploradas produz óleos pesados, uma vez que a crescente redução no processamento de petróleos leves aliada à crescente demanda por combustíveis e lubrificantes de melhor qualidade força a indústria nacional de petróleo a desenvolver processos novos e mais eficientes para o refino do petróleo e seus resíduos. Os asfaltenos, encontrados em grande quantidade nos petróleos pesados, devem ser removidos do óleo de modo a se obter rendimentos mais altos no processo de craqueamento catalítico e produzir um óleo desasfaltado mais leve. A extração de asfaltenos de um resíduo de petróleo com fluido supercrítico apresenta-se como uma alternativa viável para o processo de desasfaltação de resíduo de vácuo na produção de óleo lubrificante.

ESQUEMA DE DESASFALTAÇÃO A PROPANO
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTE:
[1] Informações sobre simulação do processo de desasfaltação a propano podem ser encontradas em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/simulao-do-processo-de-desasfaltao-a-propano-19736.
[2] Informações sobre Simulação do processo de desasfaltação de petróleo pesado para obtenção de asfaltenos e óleo lubrificante podem ser encontradas em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_4177febc99777a6a60f3d061dd18c081.
[3] Informações sobre processo de refino de petróleo podem ser encontradas em: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAmqwAF/processo-refino-petroleo?part=16.
[4] Imagem esquematizada sobre desasfaltação a propano pode ser encontradas em: https://pt.slideshare.net/dissonpontes/aula-07-processos-de-separao/.
Comments