Destilação a vácuo
IMAGEM ILUSTRATIVA
A destilação a vácuo é utilizada na indústria de petróleo que é empregada para fazer frações pesadas do petróleo, com maior aplicação em processamento de óleos crus pesados e dos óleos ultra-pesados. É um processo pelo qual, compostos voláteis são separados a partir de uma mistura líquida, tendo a observação do ponto de ebulição, ou seja, vendo a tendência dos compostos para evaporara a partir de uma mistura pré-estabelecida a uma taxa aumentada a menos pressões atmosféricas, sem ter a necessidade de alterar a temperatura.
Quando se coloca uma mistura no tanque de destilação e reduz a pressão, os compostos são induzidos a evaporar a partir da própria mistura. Depois este vapor é capturado e condensado para virar um líquido novamente. Pode ser realizada em pequena escala em laboratório de análise ou em uma escala industrial, como é feito nas refinarias.
O processo de destilação a vácuo tem por objetivo obter cortes básicos de lubrificantes a partir da destilação de resíduo atmosférico. Os principais são o Spindle, neutro leve, neutro médio e neutro pesado.
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTES:
[1] Informações sobre refino de petróleo também podem ser encontradas em: http://unipeg1.blogspot.com/2010/09/refino-de-petroleo-destilacao-vacuo.html.
[2] Informações sobre simulação e análise da coluna de destilação a vácuo da unidade de destilação de processos de refino de petróleo podem ser encontradas em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/267176.
[3] Informações sobre destilação a vácuo também podem ser encontradas em: https://www.mecanicaindustrial.com.br/589-destilacao-a-vacuo/.
Comments