top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

ENERGIAS

O assunto energia é multifacetado, portanto, há muitas nuances que podem ser abordadas. Como se sabe, a energia é um dos principais constituintes da sociedade moderna. Ela é necessária para se criar bens com base em recurso naturais e para fornecer muitos dos serviços com os quais temos nos beneficiado.

image

Figura – Evolução das Fontes de Energia

Não é surpresa que com o passar dos anos, o consumo de energia aumentou exponencialmente, e nos anos vindouros a maior parte da demanda aumentada por energia virá dos países em desenvolvimento já que eles buscam atingir objetivos e metas de crescimento.

No entanto, a quantidade de energia consumida não foi a única coisa que mudou com o passar do tempo. Outra coisa que mudou é a fonte principal de exploração. Como já abordado, a energia pode ser classificado de acordo com a sua fonte proveniente, podendo ser renovável ou não renovável. Durante a revolução industrial a fonte principal de energia era proveniente do Carvão Mineral e atualmente é o Petróleo. Mas seria essa uma opção viável? Por quanto tempo mais conseguiremos nos manter? Mas e no Brasil, é assim também? A resposta é não! Nossa principal fonte energética é a Hidrelétrica.

image

Figura – Principais fontes de energia do Brasil

Energia Hidráulica, também conhecida como energia hídrica ou hidrelétrica, é aquela obtida através do aproveitamento da energia potencia e cinética das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água. É considerada uma fonte de energia renovável e limpa.

Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais para a instalação de usinas hidrelétricas. As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China. No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.

image

Figura – Usina Hidrelétrica de Itaipú

Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.

Um dos maiores destaques brasileiros é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. Na família linguística tupi-guarani, o termo significa “pedra na qual a água faz barulho”, através da junção dos termos itá (pedra), i (água) e pu (barulho).

A Usina de Itaipu foi, até 2012, a maior usina Hidrelétrica do mundo, no entanto, a Itaipu Binacional, operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação. A Hidrelétrica das Três Gargantas, na China, produziu cerca de 800 milhões de MWh desde o início de sua operação, mesmo com uma potência instalada 60% maior do que a de Itaipu. Em termos de recorde anual de produção de energia, a usina de Itaipu ocupa o primeiro lugar ao superar seu próprio recorde que era de 98,6 milhões de MWh.

Há muitas coisas ainda a serem ditas sobre hidrelétricas, como suas vantagens e desvantagens, como usinas localizadas no Brasil, como dados de geração de energia, como problemas ambientais, no entanto, não dá para se falar sobre tudo. E sobre outras fontes de energias? Quer continuar informado? Continue acompanhando nossas publicações.

Sophia Paiva Diretoria de Projetos Portal do Petroleiro Graduanda em Engenharia de Petróleo

Referências:

HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin; DOS REIS, Lineu Belico. Energia e Meio Ambiente. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 764 p. GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo. Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2008. 396 p.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page