top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

ENERGIAS

       As fontes não renováveis de energia são aquelas que se utilizam de recursos naturais esgotáveis, ou seja, que terão um fim, seja em um futuro próximo, seja em um período de médio ou longo prazo. Em alguns casos, esse tipo de energia costuma apresentar problemas de ordem ambiental, além de disputas envolvendo a extração e comercialização de suas matérias-primas.

       Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.

Figura – Fontes de energias não-renováveis

       O petróleo é a principal fonte de energia primária, alimentando, por exemplo, quase 95% dos transportes a nível global. As restantes fontes principais de energia primária são o gás natural e o carvão, para além da nuclear, da hídrica e das energias renováveis.

       Assim sendo, sua extração e utilização foram e ainda são alvos de conflitos envolvendo potências imperialistas e países produtores e refinadores. Trata-se, assim, de um recurso natural de caráter estratégico, pois é amplamente utilizado por veículos, constituindo-se como um elemento importante nos meios de transporte, além de também poder ser utilizado na fabricação de produtos derivados, notadamente o plástico, cosméticos, borracha sintética, lubrificantes, remédios, produtos de limpeza, asfalto, tecidos sintéticos, entre outros.

Figura – Derivados de petróleo

       Sabe-se que o petróleo é um hidrocarboneto que se forma a partir da deposição de restos orgânicos de animais e vegetais no fundo dos oceanos, onde também se constituem as bacias sedimentares. Assim, o soterramento desse material durante a consolidação das diversas camadas de sedimentos ao longo dos anos dá origem a um ambiente desprovido de oxigênio que se torna propício para a constituição de hidrocarbonetos.

       As reservas comprovadas de petróleo não param de aumentar, com uma importante contribuição recente do “offshore”, que devido aos avanços tecnológicos, tem tornado possível a sua exploração e produção em águas cada vez mais profundas. Desde 1995, as reservas provadas aumentaram sempre mais de 20% por década, aumentando cerca de 51% no período de 1995 a 2015. As atuais reservas da Europa e Euro Ásia cifram-se em 21.000 milhões de toneladas, cerca de 9% das reservas globais, 65 % pertencendo à federação Russa. Os países da OPEC controlavam em 2015 cerca de 72% das reservas globais. Venezuela (18%), Arábia Saudita (16%), Canadá (10%), Irão (9%), Iraque (8%), Federação Russa (6%), Koweit (6%), são os maiores detentores atuais de reservas de petróleo provadas.

Figura – Imagem meramente ilustrativa

       Os combustíveis oriundos do petróleo são profundamente criticados sob o ponto de vista ambiental, pois a sua queima é responsável pela emissão de poluentes na atmosfera. Por esse motivo, vários países e entidades vêm buscando alternativas, a exemplo dos biocombustíveis. Além disso, o uso de outras fontes de energia também seria uma importante forma de depender menos economicamente desse tipo de recurso natural. Mesmo assim, podemos dizer que vivemos a “era do petróleo”, em que quem domina ou controla o uso desse material possui, em torno de si, um amplo poder econômico e político.

Sophia Paiva Diretoria de Projetos Portal do Petroleiro Graduanda em Engenharia de Petróleo

Referências:

HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin; DOS REIS, Lineu Belico. Energia e Meio Ambiente. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 764 p.

GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo. Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2008. 396 p.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page