Estabilidade de combustíveis
Os combustíveis são um conjunto de recursos de extrema importância na economia de qualquer país. O controle da qualidade deste produto através do monitoramento das propriedades químicas e físicas tem que ser bastante rígida e constantemente verificada e aprimorada para se ter certeza de é de qualidade. Mas alterações nas propriedades, como formação de sedimentos e a alteração de cor pode ocorrer devido a reações químicas no meio, assim afetando a estabilidade.
IMAGEM ILUSTRATIVA
Um dos fatores determinantes que afeta a instabilidade de combustíveis é a presença de elementos metálicos durante todo o sistema de produção, distribuição e estocagem. O envelhecimento também é um fator que provoca mudanças, como: mudança de composição, desenvolvimento de cor ou escurecimento, formação de sedimentos, aumento da viscosidade. Os maiores problemas encontrados na indústria petrolífera são o escurecimento e a sedimentação, sendo que este último resulta em dificuldade de filtração, o que causa disfunções operacionais.
Existe um programa que fiscaliza a qualidade, chamado Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) fazendo o levantamento dos indicadores de qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil e a identifica os focos de não conformidade, para o direcionamento das ações de fiscalização da ANP.
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTES:
[1] Informações sobre estabilidade de combustíveis também podem ser encontradas em: http://www.anp.gov.br/perguntas/315-produtos-regulados-faq/qualidade-dos-combustiveis/4242-qualidade-dos-combustiveis
[2] Informações sobre química do petróleo podem ser encontradas em: https-www.maxwell.vrac.puc-rio.br-6953-6953_3.PDF
Comments