top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Estado do Espírito Santo tem grande chance de receber fábrica de Biopetróleo

A Fibria anunciou na ultima terça-feira (12), que tem como projeto aprovar até o segundo trimestre de 2018, a criação da fábrica de biopetróleo, com expectativa de investimentos superiores a R$ 500 milhões. O anúncio foi feito no 1° Circuito Virtuoso da Indústria de Óleo e Gás no Espírito Santo, que aconteceu ontem em Aracruz, onde reuniu autoridades e lideranças empresariais de todo o país.

A fábrica é uma parceria com a canadense Ensyn , e será projetada para produzir 110 mil toneladas de biopetróleo, o que equivale a 1.300 barris de óleo equivalente por dia. Com a aprovação do conselho de administração, a ideia é que a planta seja instalada em 24 meses, iniciando as operações em no ano de 2020.

De acordo com redação da Gazeta Online, o Diretor de Estratégia e Novos Negócios da companhia, Vinícius Nonino, disse que o empreendimento será construído no Espírito Santo.

“Há 99,9% de chance de trazer o projeto para cá (Aracruz)”, destacou o empresário, que praticamente afastou a possibilidade da unidade ser instalada em São Paulo, como chegou a ser cogitado pela empresa de celulose, onde ainda acrescentou que o empreendimento irá criar cerca de 1.000 empregos.

“No pico das obras, teremos 300 pessoas trabalhando. Já na parte florestal são 500 oportunidades e na indústria aproximadamente 200”, disse Nonino.

A fábrica de biopetróleo vai usar cascas e resíduos da madeira de celulose, produzidos na própria fabrica da Fibria, em Aracruz, para gerar energia. A biomassa deve ser exportada para os Estados Unidos. O produto ainda pode ser utilizado para aquecimento doméstico, fertilizante orgânico, aditivos e para combustíveis.

Para fator de comparação, a produção média esse ano de biodiesel em relação ao estado de São Paulo, por exemplo, teve produção de cerca 84 mil barris de óleo equivalente por mês, ainda estaríamos atrás com os 39 mil barris de óleo equivalente por mês dessa empreitada, mas seria um ótimo começo para o Estado do Espírito Santo. Atualmente a produção média brasileira de Biodiesel gira em torno de 2.232.890 barris equivalentes de petróleo por mês, como mostra o gráfico abaixo.

          Gráfico I: Produção de Biodiesel  FONTE: ANP

Outro evento importante que aconteceu em Aracruz foi o tour feito pelas Multinacionais, onde representantes de empresas do setor de energia da Noruega, China e EUA as atividades do complexo portuário de Aracruz. Os executivos da cadeia de óleo e gás passaram pelo estaleiro da Jurong, a fábrica de módulos (e futuro porto) da Imetame e a fábrica da Fibria, a convite do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás.

De acordo com o secretário nacional de petróleo e gás, Márcio Félix.

“O ano de 2018 será o ano em que o Brasil vai entrar no mapa da competitividade do petróleo e gás. Esse encontro é importante para permitir a integração e o networking de diferentes áreas com o know how que já existe no Estado”.

FONTE:

[2] Notícia sobre fabrica de biocombustível em Aracruz, pode ser encontrada em, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/es-tem-999-de-chance-de-receber-fabrica-de-biopetroleo-diz-vinicius-nonino-da-fibria/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page