top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Ferramenta MWD/LWD

 

Measurament While Drilling e Logging While Drilling, ou simplesmente MWD e LWD respectivamente, são ferramentas que se localizam próximas à broca, compostas por magnetômetros e acelerômetros, e permitem medições direcionais e de perfilagem enquanto se perfura.

A direção e a inclinação do poço durante a perfuração eram registradas pelo MWD por meio de telemetria de lama, corrigindo o rumo do poço. Ao adicionar ferramentas para perfis de densidade, resistividade, neutrônico, sônico, entre outros, com o objetivo de se conhecer mais a formação perfurada, surgiu o LWD. Desta forma, pode-se dizer que este último termo também abrange a técnica MWD, uma vez que a leitura e o envio dos dados para a superfície são feitos por telemetria de lama.

Os sensores MWD medem as propriedades mecânicas do poço e seus parâmetros geométricos, tais como profundidade, inclinação, azimute, que são transmitidos em tempo real. Já os sensores LWD permitem medir propriedades físicas das formações, onde parte dessas informações ficam gravadas e são recuperadas quando houver troca de broca.

Os diversos sensores possuem finalidades diferentes, como é mostrado a seguir:

  1. Raios gama: permite identificar a argilosidade da formação;

  2. Resistividade: auxilia a identificar o tipo de fluido existentes nos poros da formação;

  3. Sônico e densidade: indica a porosidade da rocha;

  4. Ressonância magnética: identifica os fluidos contidos na rocha e fornece estimativas de fluidos livre e confinado, que podem e não podem ser extraídos, respectivamente;

  5. Teste de pressão: consiste em pequeno sub para medir a pressão da formação.

Assim, com o conjunto LWD/MWD, pode-se conhecer com mais precisão o tipo de formação perfurada, o que influencia diretamente na direção do poço e na determinação do seu término, e é possível detectar o contato óleo/água e os limites do reservatório. A principal vantagem de sua utilização consiste na transmissão em tempo real, concebendo agilidade e rapidez à operação. Essa transmissão, como dito, é feita por telemetria através de um atuador, pulser, localizado dentro da ferramenta, que produz pulsos ou perturbações no fluido de perfuração. Em superfície, os dados são interpretados em computadores por meio de um transdutor de pressão.

Lucas Goulart

Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro

Graduando em Engenharia de Petróleo

Referências

SAMPAIO, Tassiane Rabelo. UTILIZAÇÃO DE LWD NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO. 2012. 58 f. TCC (Graduação) – Curso de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

ESTEU, Bruno Romanelli Menechini. Clusterização de dados de vibração na perfuração de poços de petróleo através de redes neurais não supervisionadas. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page