top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Flexibilização do Mercado e Renovação do REPETRO

        O governo brasileiro estendeu até 2040 um regime diferenciado para o setor de petróleo e gás natural, chamado Repetro, que objetiva fazer com que as petroleiras que atuam no país consigam buscar e atrair investimentos às vésperas de grandes leilões. De acordo com o site do Repetro, temos que seu significado formal é,

“O REPETRO é um regime aduaneiro especial, que permite a importação de equipamentos específicos, para serem utilizados diretamente nas atividades de pesquisa e lavra das jazidas de petróleo e gás natural, sem a incidência dos tributos federal”

        Antes dessa mudança o projeto era previsto para acabar no ano de 2019, a Petrobras comentou que a renovação do Repetro como uma boa ação para melhorar e flexibilizar o ambiente regulatório, que somado ao fim da obrigatoriedade da estatal ser operadora única e deter 30% do pré-sal em todos os campos, a prorrogação do Repetro aumenta a competitividade dos ativos que serão oferecidos nos próximos leilões e libera investimentos.

       Em conversa com a Reuters, o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, se pronunciou em relação a publicação das novas regras.

“Com a renovação do Repetro, o Brasil garante um ciclo de investimentos em E&P (exploração e produção) por mais 20 anos, com previsibilidade e segurança jurídica”, disse Félix.

        O tamanho e impacto que o REPETRO pode abater sobre os tributos, pode ser observado o gráfico abaixo, onde o mesmo representa cerca de 23% de toda Renúncia Fiscal Aduaneira e Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário.

        E seu processo de flexibilização burocrática pode ser observada na questão de despachos de importação, que é o procedimento o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, sendo assim toda mercadoria do exterior, importada, sujeita ou não ao pagamento do imposto, dever ser submetida a despacho de importação. A quantidade de DIs “desembaraçadas” pelo Repetro pode ser visto no gráfico abaixo fornecido pela a ANP.

        Portanto, a expansão do Repetro é um dos grandes pleitos da indústria petrolífera, que foi atendido pelo governo, que, em busca de investimentos, já flexibilizou regras de conteúdo local, permitiu que outras empresas, além da Estatal Petrobras, possam ser operadoras de reservas do pré-sal, logo essa renovação será um fator de estimulo para a competição das áreas exploratórias de óleo e gás previstas para este ano.

Fontes:

[1] Comentário da Petrobras em relação ao Repetro, pode ser obtido em, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/petrobras-comenta-de-forma-positiva-a-renovacao-do-repetro/

[2] Decreto de prorrogação do Repetro, pode ser obtido em, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/decreto-federal-prorroga-vigencia-do-repetro-ate-2040/

[4] Estatísticas em relação ao Repetro, pode ser obtido em, https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/manuais/repetro/estatisticas

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page