top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Formação dos minerais

Sabemos que os minerais tem um papel determinante para a área que atuamos ou iremos atuar. São eles que formam as rochas que atuam como selante, geradora e reservatório e sem suas propriedades dificilmente seria possível a acumulação do óleo nos reservatórios. Para que isso ocorra, o mineral primeiramente deve ser formado e desta forma são necessários alguns procedimentos químicos que levarão a tal acontecimento. Os minerais são formados a partir do processo de cristalização, onde ocorre a formação de um sólido a partir de gases e líquidos. Neste processo os átomos se agrupam de acordo com proporções química e arranjos cristalinos adequados.

As ligações dos átomos podem ser do tipo covalente como do tipo iônica. As ligações iônicas são acontecem em 90% dos minerais existentes e ocorrem pela atração elétrica entre íons com cargas distintas.

ligação iônica que ocorre na halita(NaCl)

As ligações covalentes ocorrem em átomos que não tem facilidade para ganhar ou perder elétrons. Neste caso a o compartilhamento dos elétrons pelos elementos. Derivada da Ligação covalente, existem as ligações metálicas. Essas ligações ocorrem em elementos que tem uma forte tendência de perder elétrons, porém não são muito frequentes.

A cristalização do mineral começa com a formação de cristais microscópicos, que são arranjos tridimensionais ordenados de átomos, no qual o arranjo básico se repete para todas as direções. A medida que o cristal cresce, seu arranjo também vai crescendo e ficando mais visível. Os limites dos cristais podem ser chamados de faces cristalinas e eles representam externa e visivelmente a estrutura atômica interna.

Os cristais grandes e bem definidos, geralmente tem uma formação lenta e em locais onde existe espaço para seu crescimento, porém, geralmente isso não ocorre. Desta forma os cristais tendem a crescer em locais onde não a espaço ou a cristalização deles ocorre rapidamente. Assim sendo, os cristais crescem uns sobre os outros formando o que conhecemos como grãos. A maioria dos grãos não tem forma cristalina, Porém, são fáceis de se identificar em uma rocha.

Luan Victor Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro Graduando em Engenharia de Petróleo

REFERÊNCIAS:

Para entender a Terra, 4° edição.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page