Intemperismo
Para que ocorra a formação de rochas sedimentares são necessários diversos processos. Entre esses alguns se destacam, como o intemperismo. O intemperismo é o processo que leva ao conjunto de alterações físicas e químicas nas rochas. As alterações sofridas estão atreladas a diversos tipos de fatores que influenciam no intemperismo como por exemplo o clima, o relevo, o tempo, etc.
O intemperismo pode ser dividido em três tipo a partir das alterações que são sofridas pelas rochas: intemperismo físico, químico e biológico. O intemperismo físico nada mais é do que a desagregação da rocha, ou seja, a rocha se fragmenta em partes, desta forma, ocorrendo uma separação entre os minerais que a constituem. Esse tipo de intemperismo está diretamente ligado ao clima, pois a partir de alterações na temperatura e umidade ocorre o aparecimento de fissuras nas rochas que no decorrer do tempo levam a fragmentação.
Imagem – rocha que sofreu intemperismo físico.
A maioria das rochas que estão na superfície terrestre não se formaram nas condições de temperatura e pressão que agora são-lhes proporcionadas. A partir deste fato, os minerais destas rochas sofrem um desequilíbrio químico e no decorrer do tempo tendem a se transformar em minerais mais estáveis. Este processo pode ser denominado de intemperismo químico. A água é muito importante neste processo pois a transformação dos minerais está associada a reações químicas que são dependentes da mesma.
Figura – representação da transformação de mineral a partir de reações de oxidação.
Já o intemperismo biológico não tem tanta importância quanto as demais. Ele ocorre através de bactérias que decompõem materiais orgânicos, formando solos muito produtivos.
É importante destacar que os fatores que influenciam o intemperismo são extremamente determinantes para que ele ocorra. Tais fatores são necessários durante todo o processo, e estão agindo durante todo o tempo, independente de qual seja.
Luan Victor França Diretor de projetos do portal do petroleiro Graduando em engenharia de petróleo
Fonte:
Comments