top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Investida Russa: Petróleo Siberiano e Usina Nuclear Flutuante

image

Figura – Usina nuclear flutuante russa (Akademik Lomonsov)

Aspectos Geopolíticos da Sibéria

Durante o Período Czarista Russo (1547-1917) a região da Sibéria era vista como um local reservado ao exílio de prisioneiros e políticos opositores, essa visão de proscrição estendeu-se durante a Revolução Russa de 1917 e perdurou até o final do Stalinismo (1927-1953). Entretanto o Império Russo sempre mostrou seu interesse na região, sobretudo pela riqueza em seu subsolo, sendo um exemplo a construção da Ferrovia Transiberiana que foi impulsionada no século XIX, a ferrovia foi importante para o desenvolvimento dos locais mais afastados de Moscou.

Hoje a Sibéria é a prioridade em investimentos da Rússia. Com uma extensão territorial de 13.1 milhões de km², a Sibéria, ocupa grande parte do território russo e norte do Cazaquistão, estendendo-se dos Montes Urais (L) ao Oceano Pacifico (O) e do Oceano Ártico (N) a fronteira ao sul com o Cazaquistão, Mongólia, China e Coreia do Norte. Segundo estimativas de 2017 a região apresenta uma população de 40.3 milhões de habitantes e densidade demográfica de 0.32 hab./km².

O clima varia bastante, devido a latitude e a seu planalto central, áreas montanhosas e sua gigantesca planície que percorre de norte a sul. Há presença de desertos congelados, tundra, florestas de coníferas e estepes. As temperaturas podem chegar aos 60°C negativos, tornando diversas áreas inacessíveis.

image

Figura – Mapa político da Rússia; Região da Sibéria; Relevo e fronteiras russos.

Usina Nuclear Flutuante Russa

A primeira Usina Nuclear Flutuante da Rússia foi inaugurada em 28 de abril de 2018 com o nome de “Akademik Lomonsov”, a estrutura flutuante começou a ser construída em 2007 pela estatal russa Rosatom (Companhia Estatal de Energia Nuclear) para ser operada no mar do ártico. A saída de São Petersburgo levará a usina numa jornada rumo ao extremo oriente da Rússia onde abastecerá uma cidade portuária, plataformas de petróleo e uma usina de dessalinização. 

O funcionamento, segundo a companhia estatal, é de que a usina flutuante comece gerar energia no segundo semestre de 2019, quando é verão no hemisfério norte. A Akademik Lomonsov terá uma vida útil de 35-40 anos, contendo dois reatores nucleares e substituirá a Termelétrica de Chaunokaya, de 70 anos, e a Usina Bilibino, usina nuclear inaugurada em 1974.

A Rosatom pretendia realizar testes na usina flutuante ainda em São Petersburgo, assim os reatores deveriam estar abastecidos, contudo, ativistas ambientalistas do Greenpice e a pressão política dos países bálticos fizeram com que a empresa mudasse seus planos. Enquanto a Akademik Lomosov não detinha combustível nuclear era movida por dois barcos, a usina foi encaminhada para Murmansk onde é abastecida com combustível para seus dois reatores nucleares antes que vá diretamente para seu destino final em Pewek na costa ártica de Chu Kotka.

O Greenpice apelidou a usina nuclear de “Chernobyl Flutuante” e “Titanic Nuclear”, dizendo que a saúde do oceano ártico não aparenta ser uma preocupação da Rússia, pela exposição dos ambientes naturais da região, que são estáveis, além de a segurança da população que poderia ser comprometida com testes tão próximos a áreas urbanas, prejudicando os ecossistemas locais e a saúde da população. Ainda segundo representantes da organização a natureza da usina é vulnerável a tsunamis e outros fatores naturais de risco, estando suscetível a acidentes, contudo a Rosatom diz que a usina flutuante é resistente e apontou que atendeu às exigências da Agência Internacional de Energia Atômica.

image

Figura – Akademik Lomonsov em São Petersburgo

Desenvolvimento da Sibéria e Indústria de Petróleo e Gás

Uma vez que a região é essencial para a economia de Moscou são necessários muitos investimentos para alavancar seu índice de desenvolvimento, porém o lugar é pouco povoado, dificultando os avanços na exploração de commodities. A Rússia não quer ser um país plenamente europeu, mas também quer garantir sua influência na Ásia, por isso é tão importante que ocorra o desenvolvimento da Sibéria.

Aproveitando dos efeitos causados pelo aquecimento global, sobretudo o derretimento das geleiras no ártico, o país tem utilizado novas rotas de navegação ao norte, antes inacessíveis, assim como tem explorado  óleo e gás em gigantescas áreas de taiga pantanosa e permafost siberianos. Tudo isso torna a Akademik Lomonsov fundamental para o desenvolvimento da região.

Há ainda especulações quanto a fabricação de mais usinas nucleares flutuantes, uma vez que a Rosatom tem interesse em vender estruturas semelhantes. Alguns países como China, Índia, Coreia do Sul e Brasil estudam a possibilidade de implementação de usinas nucleares em seus mares, que podem servir de diversas formas as necessidades de cada país, inclusive a produção de petróleo e gás como ocorrerá na Sibéria.

Lucas Adriano Seguidor do Portal do Petroleiro Graduando em Engenharia de Petróleo

FONTE:

[1] Informações  sobre a Sibéria podem ser encontradas em: https://www.suapesquisa.com/paises/russia/siberia.htm [2] Mais informações sobre a Sibéria podem ser encontradas em: http://www.russobras.com.br/econ/econr_siberiaos.php [3] Informações históricas e referente ao investimento da Rússia na Sibéria podem ser encontradas em: https://br.rbth.com/economia/2013/06/24/com_80_do_petroleo_do_pais_siberia_pode_ser_arma_economica_russa_par_20023 [4] Informações sobre a usina nuclear flutuante podem ser encontradas em: http://www.naval.com.br/blog/2018/04/30/russia-lanca-primeira-usina-nuclear-flutuante/ [5] Mais informações sobre a usina nuclear flutuante podem ser encontradas em: https://exame.abril.com.br/mundo/russia-lanca-usina-nuclear-flutuante-e-gera-controversia/ [6] Informações sobre os os países interessados em unidades de usinas nucleares flutuantes podem ser encontradas em: https://exame.abril.com.br/mundo/russia-estuda-construir-1a-usina-nuclear-flutuante-590414/

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page