top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Irã diz que qualquer conflito pode levar o barril a US$100

image

EUA E IRÃ

O Irã e os Estados Unidos têm apresentado um confronto mais duro, um ano após os americanos terem deixado um acordo nuclear entre iranianos e potências globais que visava limitar o programa nuclear em troca da retirada de sanções internacionais.

O presidente americano, Donald Trump, reimpôs as sanções no ano passado e as endureceu em maio, quando ordenou a todos países que parassem compras de petróleo iraniano. No ultimo mês, os EUA também sinalizaram um confronto militar, dizendo que estavam enviando forças extras para o Oriente Médio em resposta a ameaças do Irã.

De acordo com o assessor militar do aiatolá iraniano Ali Khamenei, as  embarcações militares dos Estados Unidos no Golfo estão sob alcance de mísseis iranianos, alertando que qualquer conflito entre os dois países pressionaria os preços do petróleo, levando-os para acima de 100 dólares o barril.

Segunda a rede de noticias FarsUm importante assessor militar do aiatolá, Yahya Rahim Safavi, disse que os Estados Unidos têm conhecimento de que suas forças militares na região estão dentro do alcance de mísseis terrestres de sua Guarda Revolucionária.

“O primeiro tiro disparado no Golfo Pérsico irá pressionar os preços do petróleo para acima de 100 dólares. Isso seria insuportável para a América, a Europa e os aliados dos EUA, como Japão e Coreia do Sul”

Trump disse na semana passada esperar que o Irã possa sentar à mesa de negociações para a obtenção de um novo acordo. O presidente iraniano Hassan Rouhani sugeriu no sábado que o Irã pode se dispor a conversas se os EUA mostrarem respeito, mas disse que o país não será pressionado a negociar.

Situação do Petróleo

O barril de petróleo, já viu seus preços despencarem cerca de 20% comparado com o pico registrado em 2019, no final de abril, com os futuros do petróleo Brent ameaçando cair abaixo de 60 dólares por barril pela primeira vez desde janeiro.

As derrocadas nos preços vêm em meio a uma desaceleração econômica e uma escalada global de tensões comerciais, especialmente entre Estados Unidos e China.

De acordo com o banco norte-americano Morgan Stanley,

“A contínua escalada das tensões comerciais e uma ampla queda na indústria… sugerem que os riscos de revisão para baixo no crescimento estão ficando mais proeminentes”

e o Banco ANZ, 

“Projeções no mercado sobre uma recessão global não ajudaram o sentimento”

A desaceleração econômica não assusta apenas os traders do mercado financeiro, que estão retirando dinheiro dos futuros da commodities de energia para colocá-lo em ativos vistos como seguros, como o ouro.

Ela também está começando a impactar os preços físicos da energia, conforme consumidores seguram novos pedidos, em um sinal de que uma desaceleração real já pode ser sentida.

João V. Diretor de Projetos do Portal do Petroleiro Graduando em Engenharia de Petróleo

FONTE:

[1] Matéria sobre conflito entre Irã e EUA, pode ser encontrada em, https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1ST2CA-OBRWD

[2] Matéria sobre conflito entre Irã e EUA, pode ser encontrada em,https://www.tnpetroleo.com.br/noticia/ira-diz-que-qualquer-conflito-no-golfo-levaria-petroleo-a-mais-de-us100/ [3] Matéria sobre desaceleração econômica, pode ser encontrada em, https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKCN1T51PP-OBRBS

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page