Mecanismos de produção
– Mecanismo de gás em solução
Conforme que o óleo vai sendo produzido, a pressão interna do reservatório vai se reduzindo e como consequência os fluidos lá contidos (óleo e água conata) se expandem. Ainda devido à redução de pressão, o volume dos poros diminui de maneira semelhante ao que acontece com um balão de soprar quando se deixa escapar ar do seu interior.
Durante essa etapa da vida do reservatório a produção ocorre porque além dos fluidos incharem, a capacidade de armazenamento do recipiente que os contém, ou seja, dos poros, diminui. Pode-se dizer que a produção ocorre porque não há espaço suficiente para conter o volume atual do fluido.
– Mecanismo de Capa de Gás
Dependendo das condições de temperatura e pressão, uma mistura de hidrocarbonetos pode se apresentar com as fases líquido e vapor em equilíbrio. Quando isto ocorre, a fase vapor (gás livre), por ser bem menos densa que o líquido, se acumula nas partes mais altas do meio poroso, formando o que se denomina capa de gás.
Em um reservatório com esse tipo de
estrutura, quando a zona de óleo é colocada em produção, há uma redução na sua
pressão devida à retirada de fluido. Essa queda de pressão se transmite para a
capa de gás, que se expande penetrando gradativamente na zona de óleo e
ocupando espaços que anteriormente eram ocupados pelo óleo. Esse “empurrão” do
gás sobre o óleo, é a fonte de energia para a produção nesse tipo de mecanismo.
– Mecanismo de influxo de água
O processo ocorre da seguinte forma: a redução da pressão do reservatório, causada pela produção de hidrocarbonetos é transmitida para o aquífero após um certo tempo, que responde a essa queda de pressão através da expansão da água nele contida e da redução de seu volume poroso. Consequentemente, o aquífero não é capaz de conter toda a água nele contida inicialmente. Existe, portanto, uma invasão da zona de óleo pelo volume de água excedente que recebe o nome de influxo de água, que além de manter a pressão elevada na zona de óleo, desloca os hidrocarbonetos para os poços de produção.
Comentários