top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Migração do petróleo

Sabemos que para ocorrer a formação do petróleo é necessário que diversos fatores entrem em ação. Após sua formação em uma rocha geradora o petróleo deve fazer uma migração até a rocha em que ficara reservada. Mas como ocorre essa migração? quais fatores agem para que isso ocorra? A migração pode ser divida em dois tipos e são deles que iremos falar um pouco a respeito.

Para começarmos a falar a respeito, é importante saber que para que todo esse processo ocorra, desde sua formação até sua migração, diversas condições físicas devem ser cumpridas, tais como, pressão, temperatura e profundidade adequadas, de tal forma que o petróleo seja formado e que após isso também seja transportado.

O primeiro tipo de migração realizada pelo petróleo é chamada de migração primaria. Esse tipo ocorre após a expulsão do petróleo da rocha geradora. A migração do petróleo é controlada pelo aumento da pressão na rocha geradora que ocorre devido à progressiva compactação e à expansão volumétrica ocasionada pela formação do petróleo.  Deste modo, ocorre uma variação de pressão entre a rocha geradora e as rochas localizadas ao seu redor.

Durante esse processo ocorrem microfraturas e, sendo assim, uma pequena parte dos hidrocarbonetos é transportado. Após sucessivas vezes de ocorrência do processo, formando um ciclo, quantidades significativas de petróleo são expulsas das rochas geradoras.

Quando ocorre o deslocamento do petróleo da rocha geradora até uma trapa, damos o nome de migração secundaria. Esse tipo de migração ocorre através de um fluxo em fase continua impulsionado pelo grau variação no potencial do fluido. O potencial pode ser subdividido em três componentes: O desequilíbrio da pressão causado pela compactação; a força vertical que é resultada da diferença de densidade entre o petróleo e a água de formação; a pressão capilar que é resultado da tensão interfacial entre as fases petróleo, água e as rochas. Dependendo da profundidade onde se localiza a rocha ou o tipo de rocha em que o petróleo foi gerado, o tipo de potencial que vai atuar vai se diferenciar.

Podemos, desta forma, concluir que a migração só ocorre devido aos diversos processos ocasionados pelas condições físicas que atuam sobre a rocha geradora e que, como diversos processos geológicos, dependem muito do tempo para que ocorram.

Luan Victor França Diretoria de projetos do portal do petroleiro Graduando em engenharia de petróleo 

Referência:

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page