Ministro da Energia da Rússia pede fim dos cortes na oferta de petróleo
- Portal do Petroleiro
- 19 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA
A Rússia está pressionando para que os maiores produtores de petróleo do mundo descontinuem a maior parte dos cortes de produção assumidos o acordo com vários países que ajudaram a estabilizar e depois elevar os preços do petróleo e que deveria durar até 2018.
Os russos querem que a Opep e os produtores aliados permitam que 1,5 milhão de barris por dia retornem ao mercado, disse na terça-feira o ministro russo da Energia, Alexander Novak, a repórteres em Minsk. Na reunião da Opep+ em Viena esta semana, “propomos que essa possibilidade [de aumentar a produção em 1,5 milhão de barris por dia] seja considerada”.
Novak disse que os preços estão “equilibrados” o suficiente para absorver um aumento tão acentuado da produção. De acordo com, Novak.
“Você vê que, embora a informação de que tal questão será discutida já esteja circulando na mídia por algum tempo, o mercado está reagindo com bastante calma. E o preço fica dentro de um intervalo de dois dólares a um nível de US $ 74 a US $ 75”.
A variação do preço do barril pode ser observada no gráfico abaixo, e desde maio temos a situação falada por Novak.

Novak ainda acrescentou,
“O mercado está crescendo, a demanda está crescendo e já vemos o equilíbrio no mercado – os resíduos estão abaixo dos níveis médios de cinco anos. Portanto, vamos sair com essa proposta”.
Entretanto, O Iraque e o Irã, segundo e terceiro maiores produtores da Opep respectivamente, disseram que se oporiam a aumentos acentuados da produção, já que violariam os acordos anteriores para manter os cortes de produção até o final do ano.
Ambos os países teriam dificuldade em aumentar significativamente a produção, com o Irã enfrentando sanções norte-americanas renovadas que vão impactar sua indústria petroleira e o Iraque ainda com limites de produção.
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTE:
[1] Arábia Saudita e Rússia querem aumento de produção em 1,5 mi bpd, diz Equador, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/arabia-saudita-e-russia-querem-aumento-de-producao-em-15-mi-bpd-diz-equador/
[2] Rússia pede fim dos cortes na oferta de petróleo, https://www.ft.com/content/75607300-73c7-11e8-b6ad-3823e4384287
Kommentare