top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Métodos de Elevação Artificial

       A elevação natural utiliza apenas a própria energia do reservatório para elevar os fluidos da zona produtora até a superfície. Sob determinadas circunstâncias, porém, a energia (pressão) disponível não é suficiente para manter os poços com altos valores de produção. Nestas situações, a elevação artificial entra como um método para adicionar energia ao fluido, complementando a energia do reservatório.

Figura – Métodos de elevação artificial

       O Gás Lift é um método de elevação artificial que utiliza a energia contida em gás comprimido para elevar fluidos (óleo e ou gás até a superfície). O gás é utilizado para gaseificar a coluna de fluido (gás lift contínuo) ou simplesmente para deslocá-la (gás lift intermitente) de uma determinada profundidade até a superfície. É um método muito versátil em termos de vazão (1 a 1700 metros cúbicos por dia), de profundidade (até 2600m, dependendo da pressão do gás de injeção), e é propício para poços que produzem fluidos com alto teor de areia, elevada razão gás líquido, além de exigir investimentos relativamente baixos para poços profundos.

       Existem dois tipos principais de gás lift contínuo e intermitente. O gás lift continuo é similar a elevação natural, baseia-se na injeção continua de gás a alta pressão na coluna de produção, com o objetivo de gaseificar o fluido desde o ponto de injeção até a superfície. Até certos limites, aumentando-se a quantidade de gás na coluna de produção diminui o gradiente médio de pressão, com consequente diminuição da pressão de fluxo no fundo e aumento de vazão. O gás é injetado na coluna de produção de forma controlada e continua. Na superfície, o controle da injeção de gás no posto é feito através de um regulador de fluxo, o choke.

Figura – Sistema gás Lift

(1) 

Compressores

(2) 

Controle de injeção de gás (superfície)

(3) 

Controle de injeção de gás (fundo)

(4) 

Separação e armazenamento

       O sistema de gás lift é composto por uma fonte de gás a alta pressão conhecida como compressores, um controlador de injeção de gás na superfície chamado de choke ou motor valve, um controlador de injeção de gás de subsuperfície conhecida como válvulas de gás- lift e equipamentos para separação e armazenamento dos fluidos produzidos. Sendo eles: separadores, tanques, entre outros. Os dois tipos de gás-lift utilizam válvulas de orifícios diferentes.

Sophia Paiva Diretoria de Projetos Portal do Petroleiro Graduanda em Engenharia de Petróleo

Referências: THOMAS, José Eduardo et al. (Org.). Fundamentos de Engenharia de Petróleo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda., 2001. 271 p.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page