Métodos geológicos no processo de prospecção
A prospecção é uma etapa que precede a exploração do petróleo que envolve estudos geológicos e geofísicos com a perspectiva de obtenção de dados que comprovem que uma determinada área é viável para o começo da exploração. A etapa de estudos geológicos tem como objetivo identificar as condições de formação e acumulação dos hidrocarbonetos na área que está sendo analisada.
Com os estudos geológicos, é possível determinar o mapeamento das rochas que afloram na superfície, de tal modo que seja possível fazer a delimitação da área da bacia sedimentar e identificar possíveis locais onde possa ter ocorrido a acumulação de hidrocarbonetos. Essa fase pode ser denominada de geologia de superfície.
Dando sequência aos estudos, temos as fases de aerofotogrametria e fotogeologia. A aerofotogrametria é utilizada para a obtenção de mapas base ou topográficos e ocorre com o fotografamento aéreo da área. A fotogeologia é a determinação das feições geológicas a partir das fotos realizadas na etapa anterior, onde podem ser identificadas dobras, falhas, entre outros.
A partir de dados obtidos em um poço exploratório,
conseguimos com bases em estudos determinar as características geológicas das
rochas de subsuperfície. Para está fase damos o nome de geologia de subsuperfície.
Embora todos os dados coletados com os estudos geológicos e geofísicos tragam grandes possibilidades do descobrimento de um local de possível exploração, a certeza de que uma determinada área é viável no momento em que ocorre a perfuração do poço.
Luan Victor França Diretoria de projetos portal do petroleiro Graduando em engenharia de petróleo
referências:
Komentarze