O estudo geológico durante o tempo
A geologia é a ciência que estuda a estrutura do planeta. Para todo lugar que vamos ou para todo lugar que passamos, de alguma forma, ações geológicas estão ocorrendo ao nosso redor. Desde milhares de anos atrás, o ser humano observa as modificações que ocorrem no nosso planeta e tentam de alguma forma compreender como elas acontecem e qual o efeito delas no decorrer do tempo.
A origem do planeta sempre foi, e ainda é, uma das principais fontes de discussão e questionamentos da humanidade. Os primeiros passos da geologia estão ligados diretamente a isso. Muitos pensadores e filósofos de períodos a.C buscaram compreender nossa origem e, a partir disso, começaram a observar como ocorriam as modificações nos ambientes ao seu redor. Entretanto, como bem sabemos não havia tecnologia naquela época, e de fato não teria como ocorrer um estudo mais aprofundado a respeito.
Durante o decorrer dos séculos diversos pesquisadores buscaram estudar e adquirir conhecimento a respeito do planeta, porém, apenas no século XVII foram encontrados os primeiros fosseis e se começou um estudo mais aprofundado. Já no século XVIII, alguns pesquisadores tinham como teoria que as rochas eram originadas a partir do calor, como por exemplo em erupções vulcânicas. Com base em estudos, o escocês James Hutton conseguiu ampliar essa teoria, e com o passar do tempo criou outras teorias consideradas muito importantes a respeito das rochas e suas origens.
A partir da revolução industrial, com o avanço da tecnologia, os estudos geológicos foram cada vez mais expandidos. Desta forma, muitas novas descobertas foram acontecendo e novas formas de pesquisas foram criadas com base no que havia sendo aprendido.
Já no século XX, uma das principais teorias a respeito do movimento das placas tectônicas foi criada, a teoria da deriva continental. Como consequência desta teoria muitos estudos foram feitos até a chegada de uma teoria mais concreta, que seria o que acreditamos até hoje, conhecida como teoria da tectônica de placas.
Até os dias atuais muita coisa evoluiu. Entretanto, ainda existem muitas questões que causam questionamentos e que devem ser estudos no ramo geológico. Desta forma podemos concluir que os estudos geológicos realizados no passado e atualmente, tem um grande impacto na nossa sociedade, que varia desde a pequenas coisas que estão ligadas ao nosso cotidiano até a alguns fatos que passam longe das nossas cabeças. O que devemos ter em mente é que o estudo geológico sempre será importantíssimo para o nosso próprio conhecimento e o conhecimento do que está ao nosso redor.
Luan Victor França Diretoria de projetos do portal do petroleiro graduando em engenharia de petróleo
Referência:
Comments