top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

O petróleo pode atingir 80 dólares por barril este ano

                          IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

 

A diminuição dos suprimentos globais e a crescente demanda por petróleo bruto ajudaram os preços da commodity há começar o ano, com um aumento que não era visto há mais de três anos e muitos analistas acreditam que o mercado tem o combustível necessário para continuar esse rali até US $ 80 o barril.

De acordo com Phil Flynn, analista de mercado da Price Futures Group,

“A razão pela qual o petróleo vai se elevar é a história mais antiga do mundo do petróleo: os baixos preços criaram forte demanda e crescimento, e agora essa demanda está liderando o caminho”.

Os futuros do petróleo sofreram grandes declínios em 2014 e 2015, como um excesso global de suprimentos e a falta de vontade da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) de reduzir significativamente a produção em meio ao medo da perda de participação no mercado cortou o preço do petróleo por barril aproximadamente na metade.

Nesta segunda-feira(15), tivemos o marco dos níveis mais altos desde dezembro de 2014, com o petróleo West Texas Intermediate, o benchmark dos EUA, como pode ser visto no gráfico abaixo, que se instalou em US $ 64,67 no barril na New York Mercantile Exchange e no mercado global Brent bruto que termina em US $ 69,87 na bolsa ICE Futures Europe.

                          Gráfico I: Preços do Petróleo WTI

Flynn ainda disse que espera que os preços do petróleo WTI baixem US$ 67 em 2018 e afirmam que provavelmente gastarão algum tempo negociando mais de US$ 70. Se a OPEP mantém seu acordo de produção de petróleo bruto até o final deste ano, os preços da WTI poderiam atingir US $ 80 o barril, diz ele.

É importante notar que os suprimentos de petróleo dos EUA caíram por oito semanas seguidas, para uma queda total de mais de 39 milhões de barris, de acordo com a Energy Information Administration. Isso marca a “maior queda na história na menor quantidade de tempo”, diz Flynn, um “sinal seguro de que o mercado de petróleo dos EUA está em déficit versus demanda”.

A AIE (Agência Internacional de Energia) prevê um novo aumento na demanda de 2019 para 99,1 milhões de barris. A demanda global está aumentando em mais de um milhão de barris por dia por ano, mais do que compensar a produção incremental dos produtores de xisto dos EUA “, afirma Jay Hatfield, co-fundador da Infrastructure Capital Management.

Nas últimas semanas, fatores geopolíticos aumentaram o apoio aos preços do petróleo, com a agitação no Irã, o terceiro maior produtor de petróleo bruto da OPEP e uma crise na ameaça da Venezuela. O plano da Administração Trump para abrir mais áreas offshore dos EUA para perfuração de petróleo e gás natural como parte de um plano de cinco anos também pode pressionar os preços.

Entretanto, de acordo com

Maxwell Gold, diretor de estratégia de investimento da ETF Securities, o foco para os investidores poderia retornar à 

"crescente oferta liderada pelo aumento da produção de petróleo, o aumento das exportações e possíveis políticas favoráveis ​​à perfuração nos EUA”.

 Esses fatores podem “ver o preço do petróleo cair de volta para US $ 45 para US $ 60 por barril no primeiro semestre de 2018.” Mas “o reequilíbrio do mercado, juntamente com o aumento das expectativas de inflação e um dólar americano morno poderia ajudar os preços a encontrar estabilidade dentro do segundo metade do ano ”, diz ele.

FONTE:

[1] Matéria sobre Petróleo atingir 80 dólares, pode ser encontrada em, https://www.barrons.com/articles/oil-could-hit-80-a-barrel-this-year-1515816062 [2] Preço do Petróleo WTI, pode ser encontrado em, https://br.investing.com/commodities/crude-oil-streaming-chart

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page