Opep monitora Irã e Venezuela, mas não reagirá a pequenos cortes de Oferta
IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA
A Opep (Organização dos Países Exploradores de Petróleo) está monitorando a tensão política no Irã e a crise na Venezuela, mas o cartel só elevará a produção caso ocorram interrupções significativas e consistentes na oferta por parte desses países, disse uma fonte sênior da organização que representa um grande produtor do Oriente Médio.
Os problemas econômicos da Venezuela atingiram a produção de petróleo do país, que está no menor nível em 30 anos, como pode ser observado no gráfico abaixo, mas a oferta do Irã ainda não foi afetada por uma onda de protestos contra o governo.
Grafico I: Produção de Petroleo da Venezuela bbl//d/k
Operadores dizem que a tensão política no Irã, terceiro maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, tem puxados para cima os preços da commodity, e em decorrência disso a Arábia Saudita, líder de fato da Opep, quer o petróleo acima de 60 dólares por barril para impulsionar o valor da petroleira estatal Saudi Aramco antes da programada oferta público inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da companhia, prevista para mais tarde neste ano, de modo a diminuir o déficit no orçamento do país. A estratégia adotada pela Opep vem mostrando resultados, como mostra o gráfico abaixo.
Grafico II: Preço do Oil Brent
De acordo com fonte sênior do cartel,
“A política da Opep é trazer os estoques para níveis normais e seguirá assim, a menos que a interrupção na oferta de algo como 1 milhão de barris por dia persista por mais do que um mês e provoque restrições para os consumidores.”.
A fonte também disse que o mercado de petróleo está a caminho de se reequilibras, mas até agora os estoques mundiais de permanecem acima da média de cinco anos e é necessário muito mais tempo para “drenar” o excesso da commodity.
“Qualquer alteração nos limites de produção deve ser guiada por uma mudança nos fundamentos do mercado, e não apenas por especulações de curto prazo”, adicionou a fonte.
FONTE:
[1] Dados sobre a produção de petróleo da Venezuela, podem ser encontrados em, https://pt.tradingeconomics.com/venezuela/crude-oil-production
[2] Notícia sobre Opep reagindo a situação do Irã e Venezuela, pode ser encontrada em, https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1EX10H-OBRBS
[3] Dados sobre o preço do Oil Brent pode ser encontrado em, http://www.macrotrends.net/2480/brent-crude-oil-prices-10-year-daily-chart
Comments