top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Os diferentes tipos de poços de petróleo

 

Poço de petróleo é a denominação dada a qualquer perfuração utilizada para produzir petróleo e gás natural, porém, pode haver os que produzam apenas um ou outro. Outra forma de classificar é em poços onshore, quando perfurados em terra, e offshore, quando em mar.

O poço que produziu sob a primeira torre de petróleo na Pensilvânia, em 1859, atingiu 23 metros de profundidade, enquanto o primeiro poço offshore foi perfurado em 1896 na costa da Califórnia. Primordialmente, nos tempos modernos, foram perfurados percussivamente e pouco depois a perfuração rotativa foi desenvolvida, permitindo profundidades maiores em menor tempo.

Os poços de petróleo podem ser classificados quanto à sua finalidade, à sua profundidade e quanto ao seu percurso.

Finalidade

Dependendo de sua finalidade, é possível dividir os poços de petróleo em três categorias, conforme descrito abaixo.

·       Exploração

Para esta finalidade, os poços visam a coleta de dados e avaliação das reservas tanto para descobrir novos campos quanto determinar a extensão e viabilidade deles.

Pioneiros: São os primeiros poços perfurados quando se busca petróleo e objetivam descobrir jazidas baseados em indicadores obtidos por métodos geológicos e geofísicos.

Estratigráficos: Visam obter dados sobre a disposição e sequência das camadas de rochas de subsuperfície. Entretanto, pode se converter em poço produtor caso a existência de óleo seja confirmada.

De extensão: São perfurados fora dos limites provados de uma jazida para ampliá-la ou delimitá-la.

Pioneiro adjacente: Este tipo de poço é perfurado para descobrir jazidas adjacentes após a delimitação preliminar de um campo.

Poços para jazida mais rasa ou mais profunda: São perfurados dentro dos limites de um campo para descobrir jazidas mais rasas ou mais profundas no campo.

·       Produção

Depois de todas as pesquisas e testes exploratórios nos poços anteriormente citados, e constatada a viabilidade econômica da descoberta, os seguintes tipos de poços são desenvolvidos.

De produção ou desenvolvimento: São perfurados para drenar o reservatório.

De injeção: De acordo com o mecanismo de produção do reservatório e com o projeto de injeção adotado, esses poços são perfurados com o intuito de injetar fluidos na formação produtora e aumentar o fator de recuperação de hidrocarbonetos. Além das características físicas do meio poroso e dos fluidos, a disposição deles leva em consideração o aspecto econômico e a máxima produção de óleo.

·       Especiais

Qualquer outro tipo de poço recebe essa denominação. De forma geral, não possuem o objetivo exploratório ou de produzir petróleo. Um exemplo é o poço para produção de água.

Profundidade

Quanto à profundidade a ser atingida durante a perfuração, os poços de petróleo podem ser rasos, médios ou profundos. Levando em consideração a lâmina d’água, podem ser de águas rasas, profundas ou ultraprofundas. A tabela abaixo resume essas informações.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, 34% dos poços marítimos perfurados no Brasil, que finalizaram a perfuração até junho de 2013, apresentam profundidade superior a 5.000 metros e 63 % superior a 4.000 metros, ou seja, grande parte dos poços marítimos brasileiros são profundos. Tendo ainda a referência anterior, 73% desses poços apresentam lâmina d’água superior a 300 metros, sendo considerados de águas profundas. Para se ter ideia, o recorde de profundidade em água de um poço perfurado na costa brasileira era de 2.998 metros há três anos, segundo a Petrobras. O mesmo localiza-se na Bacia de Sergipe-Alagoas.

Desta forma, a descoberta de reservas de óleo e gás sobretudo em ambiente marítimo faz com que as empresas operadoras busquem desenvolvimento tecnológico para lidar com os desafios que a profundidade lhes impõe, bem como outros associados a ela, tais como controle de areia, resistência à corrosão e erosão da coluna de produção.

Percurso

           Quanto ao percurso, um poço pode ser vertical, direcional, horizontal ou multilateral, como mostra a figura abaixo. O percurso é controlado por instrumentos que registram a direção e a inclinação do poço, possibilitando ao engenheiro de petróleo condições para interferir na sua trajetória e tomar as providências para executá-lo conforme planejado.

Na perfuração vertical, a sonda e o alvo estão na mesma reta vertical, embora não existam poços rigorosamente verticais. Sua geometria é a preferida por simplificar o processo de completação e avaliação do reservatório, porém, possui algumas limitações, como área de drenagem reduzida (especialmente em formações de baixa permeabilidade) e exigência de um grande número de poços para desenvolver um campo.    

Na perfuração direcional, o objetivo é direcionar o poço ao longo de uma trajetória em direção a um alvo pré-determinado, pois não se encontra na mesma direção da sonda, sendo necessária a utilização de técnicas e equipamentos específicos não usados na perfuração de poços verticais. Na figura abaixo, a perfuração direcional foi utilizada para produzir regiões abaixo de um lago através de unidades de produção situadas em terra.

Além da finalidade acima citada, são úteis para controlar blowout através da perfuração de poços de alívio, desviar a trajetória de acidentes geológicos como domos salinos e falhas ou mesmo desviar poços que tiveram o trecho final perdido por problemas operacionais, como, por exemplo, pescaria ou prisão da coluna de perfuração.

Já na horizontal, a perfuração proporciona aumento da produtividade e da recuperação final de hidrocarbonetos ao possuir um trecho reto perfurado horizontalmente dentro da formação produtora que aumenta sua área de drenagem.

Os poços ramificados a partir de uma mesma sonda na superfície são denominados multilaterais.

Lucas Goulart

Diretoria de Projetos Portal do Petroleiro

Graduando em Engenharia de Petróleo


REFERÊNCIAS

Tipos de poços de petróleo, disponível em:

Dados sobre a profundidade dos poços marítimos perfurados no Brasil, disponíveis em:

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page