top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Petróleo opera em alta com as sanções dos EUA contra o Irã

                                     IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

 

Os preços no mercado do óleo negro subiram cerca de 1 por cento nesta terça-feira após a entrada em vigor das sanções dos Estados Unidos, intensificando as preocupações de que as sanções ao petróleo iraniano, esperadas para novembro, possam causar escassez de oferta. 

As primeiras sanções dos EUA contra o Irã, membro da Opep, entraram em vigor oficialmente hoje (07/08). Essas sanções não incluem as exportações de petróleo do Irã. O país exportou quase 3 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo bruto em julho.

As sanções reimplementadas visam as compras do dólar norte-americano, o comércio de metais, o carvão, o software industrial e o setor automotivo.

As sanções dos EUA ao setor de energia do Irã devem ser re-impostas após um período de relaxamento de 180 dias, que termina em 4 de novembro.

De acordo com o analista-chefe de commodities do Commerzbank Bjarne Schieldrop.

“É uma verificação da realidade de que isso está acontecendo e que as exportações de petróleo do Irã serão prejudicadas quando as sanções do petróleo atingirem o país em novembro”

Muitos países europeus, China e Índia, se opõem às sanções, mas o governo dos EUA disse que quer que o maior número possível de países pare de comprar petróleo iraniano.

O presidente Donald Trump em mensagem no twitter declarou,

“Qualquer pessoa que faça negócios com o Irã NÃO fará negócios com os Estados Unidos”

É importante notar também que a dependência americana no setor de petróleo com outros países vem despencando desde 2005, como mostra o gráfico abaixo.

De acordo com Gene McGillian, vice-presidente de pesquisa de mercado da Tradition Energy, em Stamford, Connecticut

“O mercado continua a precificar em risco geopolítico da reimposição de sanções dos EUA ao Irã"  “Os relatórios de que a produção da Arábia Saudita realmente caiu em julho continuam a dar apoio ao mercado.”

A produção de petróleo da Arábia Saudita caiu cerca de 200.000 bpd no mês passado, disseram duas fontes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, apesar da promessa dos sauditas e da produtora russa de elevar a produção em julho, com a Arábia Saudita prometendo uma oferta "mensurável”. impulso.

FONTE:

[1] Twitter do presidente Donald Trump, pode ser encontrado em, https://twitter.com/realDonaldTrump


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page