Preventores
Dentre os sistemas que um poço de petróleo necessita para operar da forma planejada, destaca-se o sistema de controle de poço. O convencional é constituído por Equipamentos de Segurança de Controle de Poço (ESCP) e de equipamentos complementares que mantêm a segurança durante a perfuração, por meio de prevenção, detecção e controle dos influxos provenientes da formação para o interior do poço. Entre as principais funções desse sistema estão: permitir o fechamento do poço na ocorrência de influxo (kick); bombear fluido para o interior do poço; permitir o controle das pressões enquanto o fluido invasor é expulso.
Um desses equipamentos de segurança é o preventor anular, uma válvula que permite o fechamento do poço em qualquer situação. Ele opera em colunas de diferentes seções: circular, quadrada e hexagonal; e até mesmo sem coluna, embora não seja uma operação recomendável como rotina. Além disso, a coluna pode sofrer pequenos movimentos sem que o elemento vedante seja danificado. O mesmo é constituído por um alojador superior e um adaptador inferior, um elemento vedante, anel de adaptação e um pistão.
Os preventores de gaveta são encontrados em conjuntos de até três gavetas, que podem ser dos seguintes tipos:
Gaveta vazada: esta permite o fechamento do anular do poço ao redor de uma coluna de diâmetro específico para o qual foi projetada.
Gaveta variável: diferentemente da anterior, esta pode atuar em tubulações de diferentes diâmetros.
Gaveta cega: possui a função de fechar e selar o poço quando não há ferramenta dentro dele.
Gaveta cega cisalhante: é um tipo especial de gaveta cega que provoca o corte da coluna e o consequente fechamento do poço. Contudo, a mesma deve ser instalada sempre acima de uma gaveta vazada de tal forma que, numa operação de corte, a coluna possa ser apoiada na gaveta vazada por meio do tool joint, evitando sua queda no poço.
Gaveta supercisalhante: já este tipo de gaveta promove apenas o corte do tubo, tais como drill pipe alguns tipos de revestimento, sem promover a vedação do poço. Pode ser empregada em tubos de até 13 3/8” de diâmetro.
Alguns componentes do preventor de gavetas, com o detalhe de uma gaveta cega cisalhante e duas gavetas vazadas, são mostrados na figura abaixo.
Lucas Goulart
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
Referências
ROCHA, Luiz Alberto Santos; AZEVEDO, Cecilia Toledo de. Projetos de Poços de Petróleo: Geopressões e Assentamento de Colunas de Revestimentos. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência: Petrobras, 2009. 561 p
Comentários