top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Preço do Petróleo pode sofrer  com possível sanções dos EUA ao Irã

image

                                IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

 

Os preços do petróleo teve uma recuperação na quarta-feira, subindo mais de 3%, depois que os estoques de petróleo dos EUA registraram uma queda inesperada na semana passada. O petróleo Brent, referência mundial em petróleo, subiu 3,4%, enquanto o West Texas Intermediate subiu 3,1%. Com a o anuncio de uma possível guerra comercial iniciada pelos os EUA, hoje as bolsas operaram em baixa e o Brent Oil terminou a US$ 68,86.

Esse rali de alta dos preços vem quando dados divulgados pela administração de informações de energia dos EUA mostraram que os estoques de petróleo dos EUA caíram 2,6 milhões de barris na semana que terminou em 16 de março. Os analistas esperavam uma construção de 2,5 milhões de barris.

A volatilidade de preços do petróleo nos últimos dias foram impulsionados por novas informaões sobre o futuro do acordo nuclear com o Irã. O príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, está em Washington esta semana para pressionar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a assumir uma posição mais dura sobre o Irã.

No entanto, a produção da commodity no Irã é atualmente é limitada ao nível atual, que é próximo a 4 milhões de bbl/d, como pode ser visto no gráfico abaixo, pelo o acordo fechado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e por outras nações, como a Rússia. Uma iniciativa que busca impulsionar os preços.

image

                        Grafico I: Produção de Petróleo Iraniano bbl/d/1k

Logo os sauditas podem sofrer uma resposta do Irã, retrocedendo em seu acordo com a produção da Opep, e afetando a rali dos últimos anos do preço do petróleo.

O governo do Irã já disse em ocasiões passadas que poderia manter a produção de petróleo nos níveis atuais, mesmo que sanções dos Estados Unidos impedissem os europeus de investir no setor. O vice-ministro do Petróleo iraniano, Amir-Hossein Zamaninia, argumenta que o país poderia se voltar para companhias locais ou asiáticas, caso isso se confirme.

FONTE: [1] Matéria sobre rali do óleo e Irã, pode ser encontrado em,https://www.ft.com/content/9adcde72-2d2a-11e8-a34a-7e7563b0b0f4 [2] Matéria sobre Tarifas comerciais dos EUA, pode ser encontrada em, https://g1.globo.com/economia/noticia/bolsas-nos-eua-tem-dia-de-perdas-com-temores-sobre-guerra-comercial.ghtml [3] Matéria sobre Reação do Irã a possivel embargo dos EUA, pode ser encontrado em, http://portaldopetroleiro.com/post/170802506296/ir%C3%A3-pode-manter-produ%C3%A7%C3%A3o-de-petr%C3%B3leo-mesmo-que [4] Dados sobre o Preço do Brent Oil, pode ser encontrado em, https://br.investing.com/commodities/brent-oil

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page