Processo de viscorredução
No refino do petróleo existem vários processos que fazem com que esta matéria prima possa ser transformada em bens comerciais. Um processo importante é o de viscorredução, que tem como objetivo reduzir, através de ação térmica, a viscosidade de um resíduo que será usado como óleo combustível, por meio da quebra de suas moléculas mais pesadas, tornando desnecessária a adição de frações intermediárias para acerto da viscosidade.
Para que não ocorra sem que haja uma excessiva formação de coque , uma vez que a carga é um resíduo, as condições operacionais são sensivelmente mais brandas que as existentes no craqueamento térmico convencional.
Dependendo da natureza da matéria prima, tem-se a formação de gases leves, nafta, gás combustível. O produto residual é conhecido como alcatrão de petróleo e contém uma alta porcentagem de hidrocarbonetos aromáticos polinucleados. Atualmente, esta alternativa não é mais feita, tendo preferência por destilação a vácuo e por craqueamento catalítico. Também não é muito utilizado pelo alto custo operacional e a baixa rentabilidade.
PROCESSO DE VISCORREDUÇÃO
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTES:
[1] Informações sobre refino de petróleo e petroquímica podem ser encontradas em: http://www.nupeg.ufrn.br/downloads/deq0370/curso_refino_ufrn-final_1.pdf.
[2] Informações sobre refino de petróleo podem ser encontradas em: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAmqwAF/processo-refino-petroleo?part=13.
[3] Informações sobre seções do processo FCC podem ser encontradas em: https://falandodquimica.weebly.com/uploads/2/4/5/2/2452165/refino_do_petrleo_-_2_sem_2013_-_aula_reformulada_-_parte_2.pdf
Comments