Processos de retirada de impurezas
Sabe-se que no processo de retirada de petróleo são produzidos junto diversos tipos de gases e sólidos dissolvidos e espalhados no fluido, também contem impurezas como o enxofre, oxigênio, nitrogênio e metais. Para cada tipo de contaminante, existem processos para a retirada destes.
IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA
Compostos de enxofre são indesejáveis por causa do odor desagradável e por se oxidar a dióxido de enxofre ou sulfeto de hidrogênio, que são corrosivos. O processo de dessulfuração consiste em fazer uma remoção do enxofre a partir de algum dispositivo que evite contaminação, utilizando filtro de carvão ativado, mas é normalmente usado se o óleo tiver uma concentração relativamente baixa. Outro modo é a microbiana, que utiliza organismos para remover os compostos.
Os compostos nitrogenados se apresentam no petróleo, quase todo em forma orgânica, podendo ocorrer uma pequena transformação em NH3. São responsáveis por problemas como desativação de catalisadores de craqueamento, formação de gosmas, depósitos de resíduos e alteração de cor em frações do petróleo e poluição ambiental. A separação é realizada por destilação e também por ação de microorganismos.
O petróleo é armazenado nos tanques de refinarias e contém água, sais inorgânicos, traços de metais solúveis e partículas sólidas. Para a retirada de sais inorgânicos, traços de metais solúveis e partículas sólidas e assim evitando a ocorrência de corrosão e envenenamento de catalisadores durante o refino, utiliza-se o processo de dessalgação pode ser realizada em dois ou mais estágios, cada estágio associado a um sedimentador. Fazendo com que as partículas entrem em coalescência, um processo químico de união de duas ou mais parcelas de uma fase, deste modo, facilitando a remoção.
PROCESSO DE DESSALGAÇÃO
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTE:
[1] Informações sobre dessulfuração podem ser encontradas em: https://www.mecanicaindustrial.com.br/561-o-que-e-dessulfuracao/.
[2] Informações sobre desnitrogenação podem ser encontradas em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/132445/328255.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
[3] Informações sobre dessalgação e imagem do processo podem ser encontradas em: http://carlosedison.blogspot.com.br/2010/01/ref-001-dessalgacao-do-petroleo.html.
Comments