top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Projeto PWDA

A edição 2016 do prêmio ANP de inovação tecnológica 2016 premiou o programa PWDa (Programa de Diagnóstico de Problemas de Perfuração em Tempo Real) na categoria inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera. O software de monitoramento de perfuração de poços é desenvolvido pela ESSS em parceria com a Petrobras e é utilizado para manipulação, simulação e análise de dados, principalmente da pressão, oriundos do processo de perfuração de poços em reservatórios de petróleo.

Aumentando a segurança operacional da Petrobras o programa permite prever possíveis riscos à equipe de operação, bem como reduzir custos comerciais ao prever e evitar falhas que levam a prejuízos de milhões de reais.

O PWDa é o primeiro software desenvolvido no país com modelos de cálculos transientes para interpretações em tempo real de possíveis problemas operacionais durante a perfuração de poços, auxiliando no processo de tomada de decisão, por meio de metodologia automatizada de análise de dados com critérios quantitativos, retirando a parte subjetiva da interpretação e identificação de eventos. 

O projeto PWDa atua no sentido de garantir a pressão anular entre os limites de pressão de poros e gradiente de fratura, evitando a invasão indesejada de fluidos e fratura da rocha. Os resultados obtidos durante a perfuração são acompanhados e analisados constantemente, condição que possibilita à equipe técnica detectar possíveis falhas e auxiliar na tomada de decisão. Funcionando desta maneira:

1-Perfuração de poço: sensores instalados nos sistemas de perfuração enviam dados importantes para controle da operação.

2-Transmissão de dados: são coletados pelos sensores da sonda e disponibilizados para aquisição por ferramentas de acompanhamento.

3-Análise de dados: o software PWDa, simula com base nas informações da perfuração do poço o comportamento esperado e compara com o que está acontecendo.

4-Interpretação de cenários: com base nos dados e resultados das simulações, o software é capaz de interpretar diferentes cenários e prever situações críticas.

5-Tomada de decisão: o engenheiro analisa os resultados e identifica situações críticas para a operação.

FONTE:

[1]http://www.esss.com.br/blog/2016/11/projeto-inovador-ajuda-petrobras-a-economizar-80-milhoes-de-dolares/

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page