top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Querogênio (parte II)

image

Sabemos que o querogênio pode ser definido como a parte insolúvel da matéria orgânica. Como foi dito na parte I deste artigo, ele é formado na fase de diagênese e pode ser dividido em 4 tipos. Para cada tipo é definida uma composição química diferente ao petróleo. Porém, como ocorre a conversão do querogênio em petróleo?

Pois bem, essa conversão ocorre através do processo de subsidência onde ele será soterrado a maiores profundidades. Neste processo ele sofre alterações químicas devido a mudança de temperatura e pressão, e ocorre a liberação de grupos funcionais e heteroátomos assim como hidrocarbonetos alifáticos e cíclicos. Como resultado dessas alterações são produzidos hidrocarbonetos, água, dióxido de carbono, etc.

Após a transformação da matéria orgânica em querogênio, durante o processo de diagênese, ele passa pelo processo de catagênese. Neste processo ocorre a produção sucessiva de óleo, condensado e gás úmido, e o fim dele é marcado pela completa perda das cadeias alifáticas por parte do querogênio. Após isso, ele entra no processo de metagênese onde será produzido gás seco.

Desta forma podemos concluir que todos os processos de transformações sofridos pelo querogênio são essenciais para a produção do óleo como também para definir a sua qualidade, sendo também responsável pela produção de outros compostos importantes para a extração do mesmo.

Luan Victor Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro Graduando em Engenharia de Petróleo

Parte I:

referências:

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page