Química do petróleo e impacto na economia
Para se ter a extração e a comercialização do petróleo e de seus derivados devem levar em consideração vários fatores. Um deles é o peso do petróleo podendo ser divido em dois grupos basicamente, os óleos leves e os pesados, levando em consideração a consistência do óleo, concentração e tamanho das cadeias carbônicas.
IMAGEM ILUSTRATIVA
No caso do petróleo leve é mais encontrado em países como Arábia Saudita e na Rússia, possui poucas impurezas facilitando a produção e o refino sendo assim também mais fácil de extrair a gasolina e outros derivados mais rentáveis como a gasolina, deste modo é o tipo de óleo mais caro.
Já o petróleo pesado, encontrado na Venezuela, no Canadá, como exemplos, trata-se de um petróleo com maior grau de impurezas, como o elevado teor de enxofre que necessita de tratamentos especiais. Sendo mais denso e tem bom rendimento para fazer asfalto e combustíveis de máquinas pesadas. Também pode se fazer a partir dele a gasolina, mas um grande problema é que fica muito caro.
No Brasil, tem muito a produção de óleo pesado, desta forma, grande parte do petróleo nacional não é apropriada de se transformar em gasolina. Parte das refinarias não são capazes de beneficiar o petróleo pesado, que para isto mistura-se o óleo leve importado junto ao óleo pesado nacional.
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTES:
[1] Informações sobre sustentabilidade no Brasil também podem ser encontradas em: https://super.abril.com.br/ciencia/o-brasil-e-auto-suficiente-em-petroleo/.
[2] Informações sobre diferenças do petróleo brasileiro também podem ser encontradas em: http://www.odiferente.com/o-petroleo-brasieliro-e-diferente/.
[3] Informações sobre petróleo pesado e o aumento do preço dos combustíveis também podem ser encontradas em: https://clickpetroleoegas.com.br/por-que-os-combustiveis-no-brasil-sao-tao-caros-entendam-definitivamente/.
[4] Informações sobre vários tipos de petróleo também podem ser encontradas em: https://www.dinheirovivo.pt/economia/os-varios-tipos-de-petroleo/.
Comments