top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Segurança nas Plataformas

As plataformas de petróleo são encarregadas hoje em dia por sustentar um grande mercado de produtos químicos a serem usados na indústria, na agricultura, na medicina e na vida doméstica.

Para que aconteça, milhares de trabalhadores convivem com riscos químicos e derivados da transformação das matérias primas em plataformas de petróleo, sejam por vazamento ou falhas mecânicas, que podem causar incêndios, explosões, problemas toxicológicos, entre outros problemas que comprometem a vida humana e a vida útil dos equipamentos.

image

O risco de acidente está presente em três fases da produção de hidrocarbonetos em alto mar: a extração, o processamento de hidrocarbonetos na plataforma e o bombeamento de petróleo obtido para navios-tanques.

 A primeira fase é a extração de hidrocarbonetos no mar. O equipamento do poço e as tubulações em si que ligam o poço à plataforma não são perigosas, o risco resulta da substância oleosa que circula. Assim, o principal risco nessa fase pode ser o de vazamento de hidrocarbonetos debaixo de água, como no Golfo do México, e a poluição das águas. Outros riscos são oriundos do sulfito de hidrogênio, um gás muito tóxico e que está presente no petróleo que é retirado do poço.

 Na segunda fase, outro tipo de acidente é possível, como uma combustão espontânea dos hidrocarbonetos extraídos. Mas, a plataforma abriga várias outras substâncias inflamáveis ​​necessárias à vida do pessoal e ao funcionamento do equipamento, como óleo diesel, gasolina e alguns produtos químicos tóxicos. Em outras palavras, uma explosão na plataforma é capaz de causar um incêndio cuja origem pode ser provocada tanto por um curto circuito quanto pelo ser humano.

Um incêndio ocorrido na plataforma também atinge o meio ambiente (produtos tóxicos da combustão são lançados na atmosfera) e coloca em risco a vida do pessoal. Também a explosão de tanques e tubulações pode causar ainda o vazamento de petróleo.

Na terceira fase, o petróleo extraído é bombeado da plataforma para navios-tanques. Acredita-se que as técnicas usadas para o bombeamento de petróleo não permitem a formação de vapores de petróleo em quantidades perigosas. No entanto, em algumas circunstâncias, o processo pode dar errado e um incêndio pode ocorrer e causar grandes danos ao meio ambiente.

Outro fator complicador está no fato de algumas plataformas de petróleo trabalharem com funcionários subcontratados que nem sempre trabalham no mesmo local e/ou realizam a mesma atividade, em um trabalho em que a rotina é fundamental para a segurança. Também por distância da costa, um agravante é a dificuldade de evacuação e o pouco tempo que se tem para isso. E estando no mar, sempre se está sujeito às intempéries do clima. Condições meteorológicas desfavoráveis podem implicar na segurança dos frequentes transportes.

Fontes:

[1]http://nrfacil.com.br/blog/?p=2720

[2]http://falandodeprotecao.com.br/extracao-de-petroleo/

[3]https://gazetarussa.com.br/ciencia/2013/10/07/como_minimizar_os_riscos_de_acidentes_em_plataformas_de_petroleo_offs_22097

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page