top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Sempre haverá um perdedor com as mudanças do petróleo

                               IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

 

Na última década, os preços do óleo negro causaram problemas se aumentaram ou diminuíram, não existindo um nível que não represente uma reclamação e problemas tanto para os consumidores ou para alguns produtores. A Venezuela, por exemplo, tem sido uma vítima dos baixos preços de 2015 e 2016, como mostra o gráfico abaixo, apesar de não ser o principal causador da crise, foi um grande agravante. Os inícios das recessões com o fenômeno de 2008 em muitos países foram acompanhados por preços extremamente altos que se aproximaram de US$ 150 o barril em junho de 2008. 

                            Gráfico 1: Preço do Brent oil Histórico

 O impasse entre o presidente dos EUA, Donald Trump e Arábia Saudita, pela escalada dos preços começou em abril, quando o ministro da Energia saudita, Khalid Al Falih, disse que o mundo poderia lidar com petróleo de US$ 75 por barril e Trump disse que o preço era “muito alto”. Esse conflito de interesses se intensificou devido ao suposto entendimento geopolítico dos dois governos sobre o Irã. 

As sanções americanas às vendas de petróleo do Irã entrarão em vigor em 4 de novembro e, se esse movimento não prejudicar outras economias, a produção em outros lugares deve aumentar. Inicialmente, os sauditas pareciam dispostos a aceitar, chegando a um acordo em junho com a Rússia para produzir mais 1 milhão de barris por dia. Mas no mês passado, o presidente Trump declarou novamente que a Opep estava “ roubando o resto do mundo”.

A dificuldade em fazer com que as sanções ao Irã funcionem com danos colaterais mínimos é que a oferta de petróleo não depende apenas da vontade política da Opep. Além das exportações iranianas que faltam, a infraestrutura da Venezuela está em crise, a produção da Líbia caiu de maio a julho em meio a turbulências políticas e a oferta vem caindo há mais de uma década no México, onde a indústria de energia precisa desesperadamente de reformas.

Esse toma lá, da cá do mercado, torna ele um pouco instável, pois ninguém quer sair perdendo, só teremos uma visão mais clara do que irá acontecer  partir do inicio das sanções americanas ao irã, até lá a novela continua.

João V. Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro Graduando em engenharia de Petróleo

FONTE: [1] Matéria sobre o conflito o mercado de petróleo,  https://www.ft.com/content/7dc634ee-cad4-11e8-8d0b-a6539b949662 [2] Preço histórico do brent oil, https://www.macrotrends.net/2480/brent-crude-oil-prices-10-year-daily-chart

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page