top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Squeeze de Cimento

 

O squeeze de cimento consiste na injeção de cimento sob pressão, cujo objetivo é corrigir localmente a cimentação primária, sanar vazamentos no revestimento ou impedir a produção de zonas contendo água. O cimento é, portanto, forçado a entrar nas cavidades ou falhas formadas ao longo do processo de cimentação primária. É comum o uso de packers para isolar zonas de poço aberto, nas quais não se tem interesse em cimentar, e para que o processo seja mais bem direcionado no interior do poço.

Os reparos feitos na cimentação primária muitas vezes implicam em abrir um corte na coluna de revestimentos com equipamentos especiais, como os aparelhos de canhoneio, com a devida calibração para esse tipo de operação, e os manifolds de squeeze, a qual permite um monitoramento detalhado das pressões e vazões e a consequente rápida tomada de decisões caso ocorra variações significativas nos parâmetros operacionais.

Existem alguns tipos de squeezes de cimento, cada um utilizado em circunstâncias específicas. Contudo, antes de decidir qual utilizar, é de suma importância avaliar alguns fatores: a magnitude da falha na cimentação primária; se a correção por squeeze de cimento soluciona o problema; quais os riscos envolvidos na operação; e a viabilidade de sua execução.

A figura abaixo mostra uma falha na cimentação, e o consequente influxo de água, e o squeeze de cimento para a correção dela.

Running squeeze

É uma operação caracterizada pelo bombeamento de cimento no poço, forçando a entrada da pasta na zona de interesse. A operação é complexa do ponto de vista operacional, com a necessidade de um monitoramento cuidadoso da pressão de injeção da pasta. O aumento de pressão indica que ela está sendo empurrada para o interior da zona de interesse e, neste instante, é importante diminuir a vazão das bombas. Dessa forma, é possível controlar o preenchimento da zona por meio da velocidade de entrada do cimento.

A praticidade da técnica envolve vazões de circulação de aproximadamente 2 barris por minuto.

Hesitation squeeze

Quando o squeeze com aplicação de pressão convencional não pode ser executado, a técnica de hesitation squeeze é bastante utilizada. As razões pelas quais a aplicação de pressão convencional não pode ser feita se devem ao tamanho da região e às pressões críticas na região.

Ao executar a técnica, a equipe da sonda interrompe o bombeio da pasta várias vezes enquanto monitora a pressão, possibilitando a deposição do cimento em camadas ao longo da zona de interesse. Dessa forma, a pasta de cimento escolhida deve ser projetada com o objetivo de aumentar sua resistência até que a pressão final de squeeze seja alcançada. A única forma de se determinar o período em que as bombas devem ficar desligadas entre cada ciclo de bombeio é por meio do entendimento de como as propriedades da pasta de cimento usada se alteram ao longo do tempo e dos ciclos de bombeio. Em alguns casos, esta técnica pode ser mais eficiente, mais segura e menos custosa do que o método de squeeze convencional.

Squeeze de alta pressão

Como o próprio nome da técnica sugere, pressões altas são empregadas de modo que todo o fluido (incluindo a lama de perfuração que está antes da pasta de cimento) penetre a formação. Essa técnica é também conhecida como bullheading.

Em alguns casos, é preciso fazer a cimentação de um intervalo através de um squeeze em que se aplica uma pressão superior à pressão de fratura da formação. A operação de squeeze de alta pressão é realizada quando existe a necessidade de fraturar a formação para que seja possível deslocar o cimento para dentro da rocha e provocar uma fratura é a única forma de invadir uma formação com cimento.

Para realizar essa operação, é necessário assentar um packer imediatamente abaixo da região de interesse. É muito usada em operações de completação de poços, quando se objetiva isolar intervalos permeáveis adjacentes à formação produtora. Dessa forma, pode-se garantir que a pressão incidirá diretamente sobre o intervalo de poço aberto em que se deseja provocar o fraturamento.

Bradenhead squeeze

Já a técnica de bradenhead squeeze é aplicada quando ocorre um problema de perda de circulação no poço durante a perfuração ou imediatamente após a cimentação primária. Nestas circunstâncias, não estão disponíveis as ferramentas comumente utilizadas para realização do squeeze e é preciso bombear o cimento por dentro da coluna de perfuração, sem tirá-la do poço. Dessa forma, o cimento é bombeado através da coluna de perfuração e, à medida que a pasta vai sendo depositada no poço, a coluna é puxada de modo que fique sempre acima do topo do cimento. A pressão aumenta com o bombeio e o cimento é impelido para dento da zona de interesse. Operações bem semelhantes podem ser realizadas com coiled tubing.

Lucas Goulart

Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro

Graduando em Engenharia de Petróleo

Referências

MALOUF, Leonardo Rezende. Análise das Operações de Perfuração de Poços Terrestres e Marítimos. 2013. 120 f. TCC (Graduação) – Curso de Engenharia de Petróleo, Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

FREITAS, Julio Cezar de Oliveira. Adição de poliuretana em pastas de cimento para poços de petróleo como agente de correção de filtrado. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia de Petróleo, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page