top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Teste de pressão em poços de petróleo

A execução de um poço de petróleo depende de muitos fatores, o principal estudo deve ser feito analisando as rochas que serão atravessadas, as pressões que serão enfrentadas e os intervalos em que hidrocarbonetos irão surgir.

A pressão de formação, é a pressão que estão submetidos os fluidos contidos nos poros de uma determinada formação. É essencial o conhecimento da pressão de poros para se definir o peso do fluido de perfuração a ser utilizado, uma vez que o fluido de perfuração dentre as suas funções é responsável pela pressão exercida dentro do poço, impedindo o fluxo da formação para o interior o seu interior e garantindo a estabilidade do poço. Deve-se controlar a pressão que é exercida dentro do poço pelo fluido de perfuração, pois o desequilíbrio entre a pressão de poros e a pressão dentro do poço pode causar sérias consequências.

Em formações permeáveis, a pressão de poros pode ser medida em alguns casos por métodos indiretos e diretos, por meio de testes de formação, que é um método de avaliação das formações equivalente a uma completação provisória feita no poço. Para identificar zonas de pressão anormalmente alta, pode-se analisar os indicadores diretos e indiretos de pressão anormal. Os indicadores indiretos são obtidos antecipadamente como uma possibilidade de pressão alta, os diretos são obtidos durante a perfuração do poço com mais precisão. Já indicadores diretos mais importantes observados durante a perfuração são: aspectos dos cascalhos; aumento do torque e arraste; mudança na temperatura do fluido; teor de gás no fluido de perfuração; mudança nas propriedades do fluido de perfuração; aumento da taxa de perfuração.

Exemplos de teste:

·         O RFT (Repeated Formation Test) é mais simples que o teste de formação e é feito a cabo durante a perfuração do poço ou na perfilagem final, o que acelera a operação, reduzindo bastante o tempo de sonda.

·         O LOT é realizado pela pressurização na seção de poço aberto (após a coluna de revestimento ter sido cimentada, a sapata é rompida e poucos metros da nova formação são perfurados). A pressão no poço é aumentada pelo bombeio a uma vazão constante, produzindo uma linha reta em um gráfico de pressão versus volume.

·         O teste de microfraturamento segue o mesmo formato do teste de absorção estendido, a diferença é que é continuada a pressurização da formação mesmo após a quebra da formação.

·         O teste de absorção estendido funciona da mesma maneira que o LOT, citado acima, a diferença é que é prosseguida a pressurização até que ocorra o primeiro decréscimo de pressão.

·         Teste de pressão negativa é realizado não só para verificar a qualidade do cimento, mas como a do poço em geral. Para que ele seja feito, o fluido de perfuração presente no poço, é retirado e substituído por um fluido de menor densidade, com isso é criado um cenário que favorece a entrada de hidrocarbonetos para dentro do poço.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page