top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Transporte de Petróleo

O transporte de petróleo e derivados tem como função a importação e a exportação, o escoamento da produção dos campos petrolíferos e a distribuição dos produtos processados. Para viabilizar estas atividades, tem-se a integração de meios de transporte e instalações, compreendendo os modais:

Dutoviário: consiste no uso de grandes tubulações metálicas que conduzem o óleo do campo até à refinaria, sendo a forma mais econômica, pois evita custos extras com fretamento de caminhões-tanque. 

Rodoviário: consiste na utilização de caminhões-tanque, que são caracterizados por possuírem reservatórios únicos ou segmentados, possibilitando o transporte de variados derivados, através das rodovias.

Ferroviário: consiste na utilização de trens adaptados para o transporte do petróleo e seus derivados, através de vagões de aço, possibilitando uma maior carga.

Hidroviário: consiste no emprego de navios-tanque, sendo adaptados com enormes reservatórios, o que representa sua grande vantagem. Além disso, observa-se que este meio de transporte favorece as trocas intra e intercontinentais.

Depois que é realizada a extração do petróleo, ele é transportado aos portos de embarque. E para levar o petróleo são utilizados oleodutos e gasodutos, que são tubos subterrâneos que transportam, respectivamente, o óleo e o gás. Esses dutos podem ser terrestres (construídos em terra) ou submarinos (construídos no fundo do mar). Estão localizados em maior escala nas regiões costeiras ─ interligando as plataformas com terminais e estes entre si e as refinarias.

Grandes navios-tanques, conhecidos como petroleiros, também realizam esse transporte. Esses navios são chamados de superpetroleiros, em razão do seu gigantesco tamanho, com até 500 metros de comprimento e 70 metros de largura. 

Também em razão do seu tamanho, os superpetroleiros não atracam em portos marítimos convencionais, porém, para transferir a carga para a terra e vice-versa, são usados terminais marítimos localizados nas áreas costeiras.Quando chegam aos terminais marítimos, novamente se utilizam os oleodutos, onde o petróleo é bombardeado até seu destino final (por exemplo, as refinarias).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page